NOTA | Mudar a política de preços e baixar o valor dos combustíveis e do gás de cozinha: decisão corretíssima

Acompanhamos, neste dia 16 de maio, o anúncio da redução nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil

Ato dos movimentos populares em Defesa da Soberania Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Viviana Rojas Flores

Lembramos que muitas organizações populares, em especial a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia e, também, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, há muito tempo, denunciavam que os altos preços dos combustíveis no país eram fruto de uma política equivocada dos governos de Temer e Bolsonaro.

Na gestão destes ex-presidentes, todo o povo brasileiro era explorado pela selvageria dos altos preços dos combustíveis, enquanto apenas meia dúzia de acionistas privados das empresas petrolíferas enriquecia.

Ao assistir, com alegria e esperança, a manifestação do atual presidente da Petrobras neste novo governo Lula, Jean Paul Prates, elencamos aqui cinco pontos que consideramos suficientes para explicar por que a mudança de precificação dos derivados de petróleo é assertiva.

Por que a mudança na política de preços do petróleo e seus derivados está correta?

  1. O Brasil possui uma enorme reserva petrolífera, suficiente para o consumo nacional. Considerando as atuais taxas de consumo, ousaríamos dizer que podemos ter petróleo suficiente para os próximos 100 anos: óleo de excelente qualidade, totalmente acessível e com baixo custo de produção.
  2. Temos construída, com muito trabalho e altos investimentos nacionais, uma empresa extremamente eficiente para prospecção, transporte, refino e distribuição de petróleo e gás e todos os seus derivados, que é a Petrobras. Ela é a empresa campeã no domínio de tecnologias em retirar petróleo em grandes profundidades, com trabalhadores e trabalhadoras de excelência. E, ainda hoje, apesar das tentativas de sua privatização e destruição, é responsável pela maioria de todos os serviços na indústria do petróleo.
  3. Temos uma categoria de trabalhadoras e trabalhadores no setor de petróleo, a categoria petroleira, com grande conhecimento técnico e científico, com alto grau de responsabilidade e, em sua grande maioria, defensores de políticas que favoreçam a construção de uma indústria nacional, onde o resultado do seu trabalho seja colocado a serviço da nação.
  4. Havia, já em grande parte desenvolvida, uma forte indústria de produção de equipamentos de toda espécie para servir à indústria do petróleo. Esta indústria pode, sim, ser reconstruída com políticas adequadas e incentivos à recuperação da indústria de produção naval, metalurgia e componentes de alta tecnologia a partir de um plano de médio e longo prazo. É provado ser possível dar prioridade para a indústria nacional, o chamado conteúdo local, sem se isolar ou desconhecer as necessárias alianças com tecnologias e indústrias de outros países.
  5. A indústria do petróleo é altamente produtora de mais valia social, que é distribuída aos governos federal, estaduais e municipais através de royalties e participações especiais. Esta indústria, a partir do empenho de seus trabalhadores, arrecada e distribui anualmente grande quantidade de recursos contados em bilhões de reais. E, além destes, há o fundo social, criado após a descoberta do pré-sal, que já tem mais de 10 bilhões de saldo e que pode ser utilizado, em especial, para a saúde e a educação, garantindo sustentabilidade econômica para nós e para gerações futuras.

Temos petróleo suficiente, com baixo custo, indústria de altíssima qualidade e trabalhadores qualificados. Podemos, assim, reconstruir uma indústria altamente produtiva ao redor do setor petroleiro.  Isso proporciona ao país recursos extraordinários, tudo produzido, industrializado, vendido e consumido dentro do Brasil. Então, por que não podemos ter uma política de preços que favoreça a maioria do nosso povo?

Não temos dúvida de que a mudança na política de preço dos combustíveis é corretíssima e só fará bem ao Brasil. É correto e o Brasil tem o direito de abrasileirar os preços do gás de cozinha, gasolina e diesel e estabelecer a nova política de preços com base nos custos de produção nacionais, para servir ao povo brasileiro. 

Mudar a política dos preços e das tarifas dos produtos derivados do petróleo é uma questão central para a produção e distribuição das riquezas produzidas no País e para a reindustrialização nacional, gerando emprego e renda aos brasileiros.

Baixar os preços ajuda o povo brasileiro, estimula o desenvolvimento econômico da nação, favorece a indústria e deve servir para uma transição energética justa com a adequada sustentabilidade ambiental.

Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular.

Assinam
:

Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Deyvid Souza Bacelar da Silva, trabalhador do Sistema Petrobras e coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Fabiola Latino Antezana, trabalhadora do Sistema Eletrobras, diretora do STIU-DF, integrante do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela UFRJ.

Luiz Alencar Dalla Costa, integrante da Coordenação Nacional do MAB, geógrafo, especialista em energia e mestre em desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe.


*Organizações da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia:

Organizações membros da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia: AEEL, ASEF, CNE, CNTE, CNU, CNM, FTIUESP, FURCEN, FISENGE, FNU, FRUNE, FSU, FTUN, FRUSE, FUP, Sindipetro – AM; Sindipetro – CE/PI; Sindipetro – RN; Sindipetro – PE; Sindipetro – BA; Sindipetro – MG; Sindipetro – ES; Sindipetro – Caxias; Sindipetro – NF; Sindipetro Unificado – SP; Sindipetro – PR/SC; Sindipetro RS; SINAERJ, SINTERN; SINDISAN, INTERCEL; INTERSUL; LPJ, MCP, MAB, MPA, PROIFES, SENGE – BA, SENGE – PR, SENGE – RJ, SINDIELETRO – MG; SINDUR – RO; SINERGIA – SC; SINERGIA – BA; STIU – DF.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/01/2022 por *João Antônio de Moraes e Luiz Alencar Dalla Costa

Combater o aumento abusivo dos combustíveis. Por que Lula tem razão?

Política de preços de combustíveis baseada no mercado internacional penaliza os brasileiros, desestimula a indústria e prejudica o desenvolvimento econômico do país.

| Publicado 28/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Representantes do MAB e da Petrobras se reúnem no Rio de Janeiro para discutir pautas comuns e parcerias

Durante reunião, realizada na sede da Petrobras, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB apresentaram suas reivindicações sobre direitos das populações atingidas, custo dos combustíveis, soberania e transição energética

| Publicado 03/10/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa de ato que marca os 70 anos da Petrobras

Defendendo papel estratégico da estatal, Governo Lula fala em retomar refinarias da Petrobras que foram privatizadas em governos anteriores