Atingidos do Pará apontam contradições de modelo energético no estado

Em reunião, atingidos reivindicam mais políticas públicas de reparação e acesso à energia no estado que abriga as duas maiores hidrelétricas inteiramente brasileiras

Encontro reuniu atingidos de todas as regiões do estado com atuação do MAB para debater reivindicações do Movimento. Foto: Jordana Ayres

No último fim de semana, lideranças e militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estiveram reunidos em Belém (PA) com o objetivo de analisar a realidade de territórios atingidos pelas mudanças climáticas no estado, além de formular a pauta de reivindicações do Movimento para planejar as próximas atividades e lutas.

O encontro reuniu lideranças e militantes das regiões do Tapajós, Xingu, Araguaia-Tocantins, Baixo Tocantins e área metropolitana de Belém. “Tinham ribeirinhos, agricultores, pescadores, trabalhadores urbanos, pessoas negras, indígenas e sujeitos LGBT. A maioria do público era formada por mulheres e jovens”, conta Aldinei Dias, militante do MAB e atingido pelo Complexo Hidrelétrico de Belo Monte. “Essa diversidade nos permitiu trocarmos bastante experiências de luta e conhecer muitas realidades diferentes”, explica o militante.

No relato dos participantes, ficaram evidentes os impactos dos projetos de grande escala nos territórios, como as hidrelétricas já construídas Belo Monte e Tucuruí e rodovias como a Transamazônica e a Br 163. Os presentes também relataram preocupação com as ameaças de novos projetos, como as hidrelétricas no Tapajós, a hidrovia Araguaia-Tocantins, as ferrovias Ferrogrão e Paraense, além de plantas de mineração como a Belo Sun.

Usina Belo Monte em Vitória do Xingu ( PA). Apesar de abrigar as duas maiores hidrelétricas inteiramente brasileiras, o estado ainda tem 153 mil famílias sem acesso à energia. Foto: Marcos Corrêa/PR

“Em comum, nenhuma dessas obras foram pensadas para o desenvolvimento e o bem-estar dos povos da Amazônia ou do Brasil, mas, sim, para favorecer projetos predatórios, como a mineração e o avanço da monocultura”, afirma Cleidiane Vieira, integrante da coordenação do MAB.

A militante ressalta também que essas obras não foram planejadas tendo em vista as mudanças do clima, portanto, seus impactos estão se tornando ainda mais dramáticos. “Veja o caso da hidrelétrica de Tucuruí, que agrava as enchentes com a operação de suas comportas, ou mesmo o caso de Belo Monte, cuja produção de energia já está sendo afetada pelas mudanças climáticas e pelo desmatamento na bacia do rio Xingu”, conta.

Por isso, os militantes ressaltaram o compromisso com a resistência a esses projetos, reafirmando a importância da consulta prévia às populações tradicionais e, também, às demais comunidades atingidas. Para além disso, ficou clara a urgência da aprovação do marco legal sobre o direito dos atingidos no Brasil, para que sejam criadas políticas públicas para a proteção e reparação dos atingidos.

Política Estadual de Direitos e Segurança dos Atingidos

Em 2020, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou, por unanimidade, o projeto que instituía a Política Estadual de Direitos dos Atingidos por Barragens (PEAB), de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT). O governador do estado, Helder Barbalho, no entanto, vetou o projeto, argumentando que uma política de tal natureza e abrangência deveria partir da iniciativa do executivo estadual. Desde então, o MAB vem pressionando o governo a retomar esse debate. Na esfera nacional, o Movimento também luta há anos pela implantação do marco nacional de direitos dos atingidos. De acordo com o último relatório nacional de segurança de barragens, relativo a 2021, o Pará tem 18 dessas estruturas cuja situação é preocupante devido a seu estado de conservação.

Geração de energia

Os atingidos do Pará também apontam as contradições relativas ao acesso à energia no estado, tendo em vista que ele abriga em seu território as duas maiores hidrelétricas totalmente brasileiras, Belo Monte (11.233,1 MW) e Tucuruí (8 370 MW). Ainda assim, abriga a maior quantidade de pessoas sem acesso à energia: 153 mil famílias, que representam 8% da população, segundo levantamento do Ministério de Minas e Energia divulgado pela revista Piauí. Inúmeros relatos dão conta também da precariedade do serviço no estado, com interrupções e acidentes, além das arbitrariedades no corte da energia de famílias em situação de fragilidade econômica.

Diante desses problemas e dos desafios da transição energética, os atingidos querem participar desse processo, tornando-o mais popular e em sintonia com a realidade do povo das Amazônias. Surge, assim, a necessidade de implantar projetos de geração de energia descentralizada e de baixo impacto, sob coordenação dos atingidos, com o objetivo de baratear os custos, ampliar o acesso e possibilitar o desenvolvimento de tecnologias populares.

Soberania alimentar

Os participantes também apontaram a necessidade de fortalecer a produção de alimentos saudáveis, tendo como sujeitos os atingidos que historicamente praticam a agricultura familiar, como as populações assentadas às margens das rodovias, os ribeirinhos que vivem, sobretudo, da pesca e as populações das periferias urbanas, onde é grande a insegurança alimentar.

As demandas apontadas envolvem desde incentivo à produção em hortas urbanas, projetos para facilitar o escoamento e a venda da produção familiar e agroecológica, políticas para garantir a pesca tradicional nas regiões ameaçadas por grandes projetos e incentivo à criação de peixes em tanques-rede.

Protagonismo das mulheres e juventude

O MAB, em geral, conta com um grande protagonismo das mulheres atingidas na construção do Movimento e nas lutas em defesa dos territórios. No entanto, é possível avançar mais.  Por isso, as mulheres também têm uma demanda específica:  a construção de uma rede de proteção, envolvendo o tema da segurança, cuidados com a saúde e a formação política para qualificar sua liderança nos territórios.

Além disso, os participantes ressaltaram a importância da formação para juventude, tanto no campo quanto na cidade, além de projetos de educação, com cursinho popular e alfabetização de jovens e adultos. Para isso, uma das ideias é a construção de um Centro de Formação dos Atingidos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/02/2024 por Roberta Brandão

Norte Energia, empresa responsável pela Usina de Belo Monte é chamada de vigarista por governador do estado do Pará

Em visita a Altamira (PA), Helder Barbalho afirmou que a empresa Norte Energia não honrou o compromisso de construir a Usina da Paz Altamira e declarou que outra empresa seguirá com as obras

| Publicado 22/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Prefeitura de Altamira aponta necessidade de retirar mais 56 imóveis da área da “Lagoa”

Laudo amplia número de imóveis considerados inviáveis de serem ligados ao sistema de saneamento e reconhece a responsabilidade da Norte Energia sobre a remoção das famílias

| Publicado 10/02/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Ibama autoriza Belo Monte a desviar maior volume de água na Volta Grande do Xingu

Sob pressão, Ibama cede e autoriza Norte Energia a reduzir a vazão para a Volta Grande do Xingu, colocando em risco a vida na região.