Água não é mercadoria! Grito ecoa na voz de cada pessoa atingida

Às margens do rio Doce e no meio da lama: os danos do desastre da mineradora Samarco sobre o município de Governador Valadares/MG que agora enfrenta o medo da privatização da água

Foto: Rafael Modesto

O Rio Doce, paisagem icônica de Governador Valadares/MG e cartão postal que desenha todo o horizonte da cidade, pode ser considerado a joia daquela que é chamada de Princesinha do Vale do Rio Doce, palco de grandes histórias e inspiração de muitas músicas e prosas locais. Este rio hoje leva em suas águas as lágrimas, o suor e o sangue das vítimas do maior crime ambiental da história do planeta.

Era um dia qualquer na vida do povo valadarense, muito calor e a cidade frenética como de costume, quando começam a chegar nos jornais, rádios e celulares a notícia do rompimento de uma barragem. Os momentos que vieram a seguir pareciam cena de filme. A notícia  que até então narrava uma tragédia ocorrida longe daqui, com o passar das horas trouxe uma atmosfera de aflição, terror e caos para a grande Governador Valadares.

A lama que desceu chegaria à cidade. O Rio Doce, única fonte de abastecimento de toda o município, era o caminho pelo qual todo o rejeito desceria rumo ao mar. De lá para cá, muitos registros foram publicados, assistidos, lidos e compartilhados oralmente por esta gente guerreira. A luta das pessoas atingidas, que se ergueram da lama que matou nosso rio, carrega consigo no dia 14 de março uma luta histórica por todos aqueles e aquelas que, assim como nós, tiveram suas vidas atingidas e sua realidade transformada pela ganância do homem e sede pelo capital.

Foto: Rafael Modesto

O pescador, a lavadeira, o pequeno agricultor e todo o sistema econômico, cultural e social que dependia do Rio Doce, se viram devastados e sem o seu tão precioso ganha pão.

Rio que carrega o doce em seu nome, hoje trás consigo o amargo do sofrimento e das negligências que poderiam ter evitado que nossa querida joia da princesa do vale, não fosse perdida em um mar de lama.

Nossa água não é mercadoria, este grito que ecoa na voz de cada pessoa atingida, para além de uma expressão política, é um clamor para que repensemos em como tratamos a maior riqueza do planeta e o bem sem o qual não existe ser humano que sobreviva.

Águas, que hoje descem pelo rio, as mesmas que marcam a história da nossa cidade, que desenham nossa Minas Gerais e que desaguam no grande oceano, estão em risco. Novamente, a sede do capital por nossa água nos assombra. Agora querem entregar nosso sistema de tratamento de água e esgoto à iniciativa privada, sob o argumento de que, sem esta entrega, não teremos tratamento de esgoto na cidade.

Foto: Comitê Popular em Defesa do SAAE-GV

É interessante, para não dizer jocoso, que este argumento que se baseia na lógica do entregar para melhorar, é o mesmo aplicado pelas mineradoras com as barragens e sabemos exatamente o que acontece quando esses grupos tomam conta de nossas riquezas.

A vida de um povo se baseia em suas expressões culturais, sociais, econômicas e também na dinâmica da disponibilidade de recursos para construção de sua vida.

Nossas águas, por concepção, existem para vida! É o que rega nossas plantações, nos refresca do calor, está em 70% da composição do nosso corpo. Sem água, não há vida, e sem sua democratização, cuidado e, acima de tudo, qualidade em sua gestão, tampouco haverá vida.

Sendo assim, neste dia é enfático dizer em alto e bom som:

ÁGUAS PARA A VIDA E NÃO PARA A MORTE!

ÁGUA E ENERGIA NÃO SÃO MERCADORIAS!

* Rafael Modesto é estudante de administração e ciência política, membro do Diretório Central dos Estudantes da UFJF e atingido por barragem

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/04/2023 por Coletivo de Comunicação MAB ES

Governador Renato Casagrande recebe atingidos e atingidas do ES para debater repactuação justa e democrática para o Rio Doce

Na ocasião, foram entregues documentos com denúncias sobre o processo atual e propostas para um novo modelo de política para reparação no Rio Doce e litoral capixaba

| Publicado 22/03/2023 por Camila Fróis

Leo Heller: “Quando os serviços de água e saneamento são deixados inteiramente sob responsabilidade dos mercados, há sérios riscos de violação de direitos”

Entrevista: Pesquisador da Fiocruz fala sobre a urgência de universalizar o acesso à água e denuncia a tendência de privatização dos serviços de distribuição e saneamento promovida e estimulada por governos liberais