Atingidos da Chapada Diamantina iniciam jornada de lutas de março com Assembleia em Boninal (BA)

Há seis anos, moradores lutam pela reparação dos danos causados por barragem da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento Da Bahia – CERB em Boninal (BA)

Atingidos pela barragem de Baraúnas/Vazante reunidos em Assembleia. Foto: John Belik
Atingidos pela barragem de Baraúnas/Vazante reunidos em Assembleia em Boninal (BA). Foto: John Belik 

No último dia 04, os atingidos da região da Chapada Diamantina (BA) iniciaram a Jornada de Lutas de março com uma assembleia na comunidade de Caititu, no município de Boninal (BA). O encontro foi um marco importante no território, porque reuniu – pela primeira vez – as três comunidades afetadas pela construção da Barragem de Baraúnas/Vazante: Caititu, Marcelos e Baraúnas (município de Seabra -BA), além de representantes do poder público de Boninal.

Durante a assembleia, foram debatidas conquistas e reivindicações de uma luta que dura mais de cinco anos. Também houve um balanço da atuação do MAB no território e um diálogo sobre a importância do mês de março na luta das populações atingidas do mundo, momento que marca a resistência contra os empreendimentos do setor energético que historicamente violam direitos humanos e degradam o meio ambiente.

Leia também: ATINGIDOS AVANÇAM NA CONQUISTA DA TERRA NA CHAPADA DIAMANTINA(BA)

Para Jonh Leno, secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Boninal, a organização das famílias através do MAB foi essencial para garantir a proteção dos direitos dos atingidos.

“O reassentamento da área produtiva da comunidade de Caititu seria realizado no território conhecido como “Saco dos Bois”. No entanto, a utilização da arrecadação sumária na área foi insuficiente para abarcar as especificidades do território: uma terra nomeada Marcelos, já habitada, com produção agrícola e criação de animais”.

Barragem Baraúnas/Vazante em Boninal (BA). Foto: Reprodução

O processo foi inviabilizado, graças às reivindicações das comunidades frente à impossibilidade de um reassentamento no território já ocupado. Conjuntamente, a população de Marcelos pontuou a necessidade de titulação de suas terras, uma vez que a arrecadação sumária transfere, a princípio, a posse da área para o Estado. 

De acordo com Celeste Paiva, Prefeita de Boninal, o MAB intermediou as negociações de forma bastante significativa para que menos pessoas fossem prejudicadas. “O Movimento conseguiu fazer uma interlocução amistosa. Destaco a ajuda do deputado federal Afonso Florence nestas mediações junto ao governo, fortalecendo o diálogo entre as partes atingidas e o poder público”.

Apesar das conquistas já alcançadas, na assembleia, os atingidos de Baraúnas evidenciaram a necessidade de titulação de cerca de 17 famílias não quilombolas existentes no território tradicional da Vazante, comunidade quilombola reconhecida e também atingida pelo empreendimento.

Conquistas 

Durante Encontro Estadual do MAB, em 2019, atingidos da Chapada Diamantina cobraram da CERB titularização das áreas afetadas pela construção da barragem. Fotos: Arquivo MAB

De acordo com Iandria Ferreira, integrante da Coordenação Estadual do MAB, o reconhecimento dos moradores enquanto atingidos foi o primeiro e, talvez, o avanço mais simbólico em cinco anos: 

“A partir deste momento, a população somou forças para reivindicar suas pautas e conseguiu que os órgãos do governo do estado também o reconhecessem. Hoje, o entendimento que os órgãos responsáveis têm do conceito de atingido é diferente do atribuído no início das negociações e muito se aproxima da definição utilizada pelo MAB, reflexo importante da articulação coletiva com os atingidos chapadenses”.

Para além do reconhecimento, a comunidade de Caititu também conquistou a regularização fundiária, iniciada recentemente junto à reforma da estrada, e a revitalização da ponte que liga o povoado ao município.

Eripes Ribeiro, morador da comunidade de Caititu, ressalta a importância da organização popular junto ao Movimento. “A gente tem tido uma grande luta, mas também grandes avanços. Um exemplo é a ponte, uma conquista nossa junto ao MAB e, também, os títulos. Estão titularizando toda a comunidade. Se não fosse assim com a organização da gente e do MAB, principalmente, jamais a gente conseguiria. E a gente espera mais conquistas ainda. A luta vai continuar”.

A luta continua

Os integrantes do Movimento afirmam que ainda há um longo caminho que os atingidos da Chapada Diamantina precisam percorrer. “A Assembleia foi encerrada com celebração pelas reivindicações acolhidas, consequência da organização popular, e com a certeza de que as pautas não atendidas são urgentes. Por isso, os atingidos seguem com fôlego atentos aos próximos passos desta caminhada regada de muita luta”, conclui Iandria.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/04/2023 por Helen Freitas Marina Rossi e Hugo Nico da Repórter Brasil

Você está na rota da lama? Veja locais que seriam soterrados por rompimento de barragens

Barragens de mineração deixam 700 áreas vulneráveis em 178 cidades; bairros residenciais, escolas, rios e terras indígenas correm risco de destruição; Repórter Brasil disponibiliza os dados para consulta pública

| Publicado 14/09/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

REVIDA MARIANA: atingidos lançam campanha para cobrar por justiça e dar voz às vítimas do mar de lama provocado por Vale/Samarco/BHP Billiton

Campanha expõe a realidade devastadora deixada pelas mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton no Rio Doce há 8 anos e pede punição dos culpados

| Publicado 06/11/2023 por Roberta Brandão

Jornada de Lutas | Conheça a história do atingindo Adailson Moreira: “o homem branco tem que aprender que toda vida tem importância”

O território do indígena, da etnia guarani, foi um dos atingidos pelo crime da Samarco (Vale/BHP) há oito anos