Atingidos por Barragens realizam atos em todo o Brasil durante Jornada de Lutas de Março

14 de março: na data que marca o Dia Internacional de Luta contra as barragens, MAB denuncia a impunidade de empreendimentos responsáveis por rompimentos e cobra políticas de direitos e segurança para atingidos no país

Durante Jornada de Lutas, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vão realizar atos para denunciar violações de direitos em todo o país e reivindicar políticas públicas para a proteção e reparação para os atingidos pelas cerca de 24 mil barragens do Brasil, ato todo 18 estados estarão mobilizados.

“A principal bandeira do MAB na jornada é a construção de uma política de direitos e a criação de um fundo nacional que garanta uma reparação histórica para a população atingida e, também, para comunidades rurais e urbanas afetadas pelas mudanças climáticas no país”, afirma Robson Formica, integrante da coordenação nacional do Movimento.

Movimento tem cobrado do Governo Federal e estados pautas relacionadas a reparação, garantia de direitos e segurança á população atingida por barragem. Foto: Carol Ferraz/Amigos da Terra Brasil

A proposta, já apresentada para o Ministério de Minas e Energia, é a implementação de um fundo para disponibilizar recursos financeiros para atendimento das populações e territórios atingidos pela construção de grandes obras (de águas, minas e energias), por rompimento de barragens e por casos extremos decorrentes de mudanças climáticas. “O estado é legitimador dos empreendimentos que violam os direitos humanos, então o estado precisa ser protagonista das políticas de reparação desses direitos, atendendo a pauta dos atingidos”, emenda Formica.

Política energética

Além de defender a criação de um marco regulatório capaz de proteger os atingidos pela construção, operação e rompimento de barragens em todo o Brasil, o MAB também defende uma política energética que democratize o acesso a esse bem tão essencial e priorize o desenvolvimento social no país – e não apenas o lucro dos investidores do setor através da privatização de companhias como a Eletrobras, entregue à iniciativa privada no último ano.

Embora abrigue as duas maiores hidrelétricas brasileiras, o Pará, por exemplo é o estado onde há mais pessoas vivendo sem energia elétrica. Em toda a Amazônia Legal – região composta por 772 municípios de 9 estados – calcula-se que aproximadamente 1 milhão de pessoas não têm acesso à eletricidade, segundo a Revista Piauí. “Nossa expectativa é que o governo possa retomar um projeto de soberania no campo de energia. Que o estado possa pensar a energia a partir de uma perspectiva do desenvolvimento humano que garanta as necessidades do povo brasileiro, não a energia como um produto mercadológico produzido a partir da exploração do povo, comercializada com tarifas cada vez mais altas para beneficiar o capital internacional. Esperamos que a energia possa ser indutora do desenvolvimento econômico e social e que esse resultado desse desenvolvimento seja investido na educação, na saúde e na melhoria das condições de vida do povo brasileiro”, defende Robson. Por isso, o Movimento reivindica a reestatização da Eletrobras, uma das maiores companhias de energia do país.

Política de Segurança para as comunidades e pessoas atingidas

Hoje, existem cerca de 1 milhão de pessoas vivendo próximo a barragens potencialmente perigosas no país. Por isso, outra demanda dos atingidos é a criação da Política de Segurança e Proteção das Populações e Comunidades atingidas para evitar novos crimes ambientais, como os rompimentos de Mariana (MG), Brumadinho (MG) e Aurizona (MA). Além disso, o Movimento defende a proteção de comunidades de áreas de risco que sofrem com deslizamentos de terra, enchentes e outros eventos extremos.

Mobilização em São Paulo

Em São Paulo, entre as medidas defendidas nesse contexto estão o mapeamento e cadastro socioeconômico e ambiental de moradores dos bairros dos distritos do município que sofrem com as enchentes recorrentes, para reassentamento das famílias. Todos os anos, bairros como o União de Vila Nova, na zona leste da cidade, são afetados pela operação da barragem da Penha, que tem suas comportas fechadas para evitar a inundação da Marginal Tietê. Com isso, milhares de pessoas são atingidas pelo alagamento da região, perdendo móveis, tendo suas casas danificadas e ficando isoladas.

O Plano Estadual de Habitação (PEH-SP 2011-2023) estima que no estado existem mais de 3,2 milhões de pessoas em situação inadequada de habitação. “Precisamos de um cadastro com dados primários para qualificar a ação da subprefeitura nos períodos de chuvas e para desenvolver as políticas públicas necessárias de atendimento e reassentamento”, defende o MAB. Além disso, outra reivindicação é a construção de obras de infraestrutura que, de fato, previnam as enchentes.
No estado a mobilização acontece a partir das 10h30, na praça do Patriarca, no centro de São Paulo.

Assessoria de imprensa

Nacional: Camila Frois +55 11 96345-5278
Ato em São Paulo: Fernanda Correia +55 11 94904-6232
Email atendimento: imprensamab@atingidos.org

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/03/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Dia Internacional de Lutas contra as Barragens: MAB denuncia violações de direitos e celebra avanços de atingidos em diferentes territórios do país

Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB realizou atos em pelo menos 30 municípios do país para marcar data e reivindicar políticas de segurança e reparação de direitos violados por grandes empreendimentos em todo o país

| Publicado 23/04/2020

Política de Direitos para as Populações Atingidas por Barragens

Os atingidos e atingidas de todo o país seguem firmes na luta e atentos as articulações no parlamento e fora dele para garantir a aprovação desse importante projeto para o povo.

| Publicado 14/03/2023 por Coletivo de Comunicação MAB BA

Atingidos da Chapada Diamantina iniciam jornada de lutas de março com Assembleia em Boninal (BA)

Há seis anos, moradores lutam pela reparação dos danos causados por barragem da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento Da Bahia – CERB em Boninal (BA)