Em carta aberta, mais de 100 organizações e parlamentares defendem revisão da privatização da Eletrobras

Organizações denunciam prejuízos da privatização da Eletrobras em carta, e cobram do governo Lula revisão do processo de privatização

Organizações cobram que Eletrobras volte a ser um patrimônio do povo brasileiro e pilar do desenvolvimento nacional. Foto: Divulgação

Em carta lançada essa semana, parlamentares, organizações como movimentos sociais, partidos, universidades e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo defendem a reestatização da Eletrobras, privatizada durante o governo Bolsonaro. Ato todo a carta recebeu até o momento (03), 148 assinaturas.

A carta destaca que a principal vitima da privatização será a população, cerca de 110 milhões de consumidores e cobram ao governo Lula revisão do processo de capitalização organizado a partir de um “acordão” feito entre 3G Radar, XP e governo Bolsonaro, Paulo Guedes e o ex-ministro Bento Albuquerque, do MME.

Solicitamos nova análise do processo de capitalização, modalidade adotada para a privatização, posto que feriu princípios constitucionais e legais trazendo grave prejuízo à União e ao povo brasileiro. Destacamos o desrespeito aos princípios de: eficiência; proteção dos interesses do consumidor, no tocante às políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia; defesa dos interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; identificação de soluções mais adequadas para o suprimento de energia elétrica nas diversas regiões do País, segurança do abastecimento de energia elétrica e garantia da soberania nacional.

| Publicado 10/02/2023 por Redação PT

Eletrobrás: a pedido de Lula, AGU questionará itens abusivos da privatização

Entre as cláusulas a ser questionadas na Justiça, estão as que forçam o governo a pagar o triplo do valor das ações caso decida, no futuro, retomar o controle da empresa

| Publicado 12/05/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB