Atingidos de Jequié (BA) cobram respostas da Chesf após enchentes de dezembro

Famílias atingidas pela abertura das comportas da Barragem de Pedra exigem que empresa gestora do reservatório assuma responsabilidade por perdas e estragos

Quase dois meses após a enchente que vitimou milhares de famílias em Jequié, sudoeste da Bahia, em decorrência de alagamentos originados pela abertura das comportas da Barragem de Pedra, sob controle da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), atingidos seguem sem reparação de danos por parte da empresa.

Casa destruída após enchente de dezembro de 2022, no bairro Joaquim Romão, Jequié (BA). Foto: Luiz Carvalho / MAB

Militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estiveram no final do mês de janeiro realizando visitas a bairros atingidos para dialogar com moradores. No bairro Joaquim Romão, a moradora Jeiziane Brito cobra da empresa uma solução para as famílias que tiveram suas casas destruídas ou comprometidas. “Cadê a Chesf que até hoje não deu resposta nenhuma?”.

Segundo a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), estima-se que o aumento do volume de água no Rio de Contas pela abertura das comportas da barragem para aumento da vazão atingiu cerca de 30 mil pessoas, diretamente ou indiretamente. Ainda assim, muitas famílias voltaram para casa sob o risco de desabamento e sem meios de garantir o seu sustento pela inviabilização de suas atividades econômicas. Feirantes, comerciantes e prestadores de serviços perderam os meios de trabalho e a garantia do sustento familiar.

“A tragédia ficou marcada aqui. Eu quero saber da Chesf, quando é que vocês vão assumir o erro de vocês, a falta de humanidade que vocês tiveram com nós”, questiona Jeiziane.

Em 30 de dezembro, a Procuradoria Geral da Bahia (PGE/BA) atribuiu à empresa a responsabilidade pelos alagamentos  ocorridos em Jequié e em outras cidades do estado, ajuizando uma Ação Civil Pública no valor de R$ 100 milhões. A justiça não só responsabilizou a Chesf pelos alagamentos, como também determinou que a empresa fizesse um plano de recuperação das áreas afetadas.

A Chesf alega em nota publicada em seu site que “desde o aumento do nível das chuvas no reservatório, foram enviados comunicados, cartas-circulares, boletins, releases à imprensa”. No entanto, o atual prefeito da cidade, Zenildo Santana (PP), diante do ocorrido na noite de Natal, disse à imprensa que a empresa agiu sem avisar em tempo hábil a prefeitura sobre a abertura das comportas. Além disso, a ausência de representantes da empresa na Audiência Pública de 19 de janeiro confirma o descaso da Companhia com os moradores.

Leia também: MAB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE GARANTIA DE DIREITOS DOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS, ENCHENTES E ABERTURA DE COMPORTAS EM JEQUIÉ (BA)

A empresa também argumenta que a abertura das comportas era inevitável, porém a Coordenadora do MAB, Cleidiane Barreto, contesta a declaração. “No MAB há anos fazemos a denúncia que o aumento da vazão dos reservatórios é uma prática comum das empresas do setor elétrico para garantia de lucros extraordinários, colocando o dinheiro acima da vida das pessoas. Foi uma escolha da Chesf não liberar a água gradativamente”, afirma Cleidiane.

Reunião com os atingidos do Residencial Mandacaru 1, Jequié (BA). Foto: Luiz Carvalho / MAB

De acordo com os moradores dos bairros Mandacaru, Joaquim Romão e do Centro da cidade, a Chesf tem se esquivado da sua responsabilidade em relação ao ocorrido, tratando o aumento do nível das águas do Rio como um fato natural, ignorando o papel do controle do reservatório da barragem no volume do rio.

“É um absurdo a CHESF se colocar como salvadora dos municípios atingidos. Na ação que recorreu na justiça, ela diz que mitigou os riscos de danos maiores. Quais seriam os danos maiores para as famílias que perderam tudo, para crianças que não conseguem dormir e as inúmeras pessoas que estão com a saúde mental abalada sem saber como dar continuidade às suas vidas? Qual dano seria maior para um município que foi  60% coberto por água?”, questiona Cleidiane.

Uma pauta nacional

O cenário dos danos causados pelas barragens na Bahia repete em diversos estados brasileiros, como em Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, reforçando a necessidade urgente de se debater segurança de barragens e se criar uma agenda de políticas públicas focada na proteção das populações mais vulneráveis que vivem no entorno desses empreendimentos.

Cleidiane afirma que essa é uma pauta histórica do MAB: “a necessidade de criação de uma política de reparação dos direitos dos atingidos com garantia de recursos para a proteção e segurança das populações e comunidades afetadas, através de um ‘fundo nacional’ com esse propósito”.

Leia também: GOVERNO BOLSONARO DESIDRATOU INVESTIMENTOS PARA PREVENÇÃO DE DESASTRES

Saiba como apoiar os atingidos pelas enchentes

Os brasileiros atingidos pelas enchentes nas diversas regiões do país enfrentam necessidades básicas e imediatas, como abrigo e alimento. Eles precisam de amparo por parte do Estado e das empresas responsáveis pelos empreendimentos que potencializam os efeitos das enchentes, mas você também pode ajudar! Saiba como em: APOIE O MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 28/12/2022 por Gabrielle Sodré

Famílias jequieenses sofrem neste fim de ano com abertura das comportas da Barragem de Pedra, administrada pela Chesf

Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) aumenta vazão da barragem localizada no Rio de Contas e deixa o município de Jequié (BA) debaixo d’água

| Publicado 02/12/2022 por Gabrielle Sodré

Quase um ano após enchentes em diversas cidades baianas, atingidos seguem sem reparação

Diante do cenário iminente de desastre com as novas chuvas esse ano, atingidos reivindicam reparação de direitos e ações imediatas

| Publicado 04/07/2023 por Coletivo de Comunicação MAB BA

Atingidas de Jequié (BA) entregam pauta de reivindicações à Prefeitura exigindo reparação dos danos causados pelas enchentes no município

Nos anos de 2021 e 2022, a abertura de comportas da Usina da Pedra, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), causou inundações em diversas cidades do sudoeste da Bahia, atingindo milhares de moradores