MAB discute pauta dos atingidos com governo de transição

Em reunião com coordenador dos grupos de transição do governo Lula, Aluízio Mercadante, movimento cobrou pautas históricas como reparação aos atingidos e apresentou proposições para a transição energética e participação popular na política energética do Brasil

Na manhã dessa quinta, 08, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, se reuniu com Aloizio Mercadante, coordenador das equipes de transição do futuro governo eleito Lula, para discutir a pauta das populações atingidas por barragens. Um dos principais pontos debatidos foi a proposição de uma “política de reparação dos direitos dos atingidos” e outra focada na “proteção e segurança das populações e comunidades atingidas”.

Para viabilizar as propostas que assegurem a reparação de direitos dos atingidos, o Movimento propõe a criação de um “organismo de Estado” capaz de centralizar, coordenar e liderar de forma ativa sua execução e a constituição de um “fundo nacional” para disponibilizar recursos financeiros para atendimento das populações e territórios atingidos pela construção de grandes obras (de águas, minas e energias), por rompimento de barragens e por casos extremos decorrentes de mudanças climáticas.

Robson Formica, integrante da coordenação nacional do MAB e membro do GT de transição de Minas e Energia, destacou que a participação do Movimento nos grupos de transição e o diálogo com o futuro governo indicam a possibilidade de conquistas, porém, segundo ele, os atingidos devem se manter organizados e em luta. “Mais do que nunca, precisamos ter uma intensa disposição de luta para enfrentar os novos desafios e garantir e efetivar conquistas históricas do nosso povo, que são justas e legitimas”.

Projeto energético popular e transição energética

Para o MAB as questão central na transição energética e na política energética no país é o custo da energia. Por isso, o Movimento cobrou do novo governo a promoção de um debate nacional com mecanismos democráticos de participação popular, inclusive nos organismos que formulam e executam a política energética.

“Nós somos as principais vítimas do atual modelo energético, historicamente construído, e vivemos suas contradições na carne, sofrendo no dia a dia com a violação e negação de direitos. Temos nesse acumulo histórico, proposições, elaborações e condições de ajudar a construir uma política energética popular, que garanta os direitos e sirva aos interesses do povo brasileiro”, destacou Robson.

Outra pauta apresentada foi a criação de um programa de acesso à energia solar que potencialize a organização das famílias no campo e na cidade, permitindo acesso à energia barata e que “discuta a transição energética com o povo, fazendo um debate não só tecnológico e garantindo o combate à miséria e exclusão social”, ressaltou o coordenador.

MAB reivindica que repactuação do Rio Doce seja feita pelo governo eleito após a posse

Na reunião, também foi entregue à equipe de transição uma carta assinada por integrantes de diferentes organizações e parlamentares que acompanham a comissão externa da Câmara Federal sobre o acordo de Repactuação do Rio Doce, reivindicando que o pacto somente aconteça após a posse do governo eleito.

Joceli Andrioli, também integrante da coordenação nacional do MAB, ressaltou que a é importante que a repactuação não seja fechada no governo Bolsonaro. “Esperamos que a equipe de transição intervenha para que esse novo acordo seja discutido no próximo governo que assume em janeiro, porque o acordo atual prejudica a União e os atingidos”.


Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 27/09/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa de reunião com CNBB em Brasília

Na reunião, coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens pediram apoio para a aprovação do projeto de lei da PNAB, que cria um marco legal para a proteção dos direitos dos atingidos

| Publicado 08/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB encerra Jornada Nacional de Lutas com marcha até o Congresso Nacional

A marcha, que contou com a participação de 2.500 pessoas de todo o país, teve como objetivo a reivindicação da aprovação da PNAB, que cria um marco regulatório para os atingidos por barragens do Brasil

| Publicado 14/11/2023 por Elisa Estronioli / Coletivo de Comunicação MAB

Conquista histórica: Congresso aprova política de direitos das populações atingidas

O Projeto de Lei 2788/2019, que cria marco regulatório para populações atingidas por barragens, é aprovado no Senado e vai à sanção do presidente Lula