Nota de solidariedade ao Frei Sérgio Görgen

Movimento dos Atingidos por Barragens presta solidariedade ao dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que está sendo ameaçado de morte

Frei Sérgio Gorgen, líderança do MPA. Foto: Ricardo Stuckert

Representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Via Campesina Brasil, Frei Sérgio Görgen foi ameaçado de morte, na última segunda, 7, pelo vereador José Sérgio De Carvalho (Progressistas), durante sessão da Câmara no município de Salto do Jacuí (RS). Durante a fala, o vereador, que se apresenta como bolsonarista, pede uma arma emprestada para assassinar o frei, sob a falsa acusação de que o líder promove violência no campo. As ameaças feitas diante de uma plateia que acompanhava a sessão foram gravadas e estão em vídeo disponível no Youtube.

Sérgio Görgen é franciscano e dedica sua vida a ajudar as comunidades de agricultores a se organizarem e lutarem pelo direitos à terra, à dignidade e à autonomia.

Nas fala do vereador do Progressistas, ele justifica suas ameaças dizendo estar indignado com um vídeo em que Frei Sérgio recorda o “Massacre da Fazenda Santa Elmira”, acontecido em 1989, quando cerca de 1.200 agricultores sem terra foram reprimidos violentamente por forças policiais após ocuparem parte do terreno para reivindicar assentamento.

A escalada da violência política, que resulta da radicalização da extrema direita no país, é absolutamente inaceitável e ameaça não só a vida de líderes populares como Frei Sérgio, mas também a estabilidade social e a democracia brasileira. S´érgio é vítima de uma política institucional de violência praticada por Bolsonaro e reforçada por uma rede de apoiadores armados.

Leia também
No Brasil de Bolsonaro lideranças cristãs são ameaçadas por conta do trabalho social.

Nos últimos meses, muitas lideranças religiosas entraram no foco das milícias e da cultura do ódio, que assolam o país. Assim como Sérgio, muitos temem pela própria vida e precisaram recorrer à Justiça e ao Estado por proteção física. São sacerdotes e pastores que tentam praticar o Evangelho junto aos mais pobres, lutando contra as desigualdades, os crimes ambientais, o direito à moradia ou pela inclusão das minorias.

O MAB presta a sua solidariedade ao Frei Sérgio e exige justiça imediata e punição dos que ameaçam sua vida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/06/2021 por Coletivo de Comunicação MAB SP

Lei Assis Carvalho 2 pode socorrer pequenos agricultores e aumentar oferta de alimentos no país

Movimentos do campo celebraram a aprovação do Projeto de Lei (PL) que ocorreu na terça-feira, 8, que pode fomentar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar no país

| Publicado 15/04/2023 por Coordenação MAB Bahia

Nota | MAB se solidariza com comunidades de Fecho de Pasto atacadas por pistoleiros em Correntina (BA)

Nesta terça-feira, 11, fecheiros da comunidade tradicional de Cupim, em Correntina (BA), foram atacados com arma de fogo por pistoleiros

| Publicado 05/08/2021 por MAB PA

NOTA FETAGRI-PA | Ameaças não nos intimidam!

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará denuncia ameaças e atentado sofridos pela vice-presidenta da organização e cobra apuração do caso por parte das organizações competentes.