Há três meses Brigadas de Agitação e Propaganda realizam mobilizações em 25 estados do país para eleger Lula Presidente

Movimentos populares irão ocupar Avenida Paulista de novo no próximo sábado pré-eleitoral em ato com Lula e Haddad, calendário segue intenso durante a semana em todo o Brasil

Ao todo, 3 mil militantes estão atuando em diferentes atividades como atos, caminhadas, panfletagem e plenárias para levar o debate político para as ruas. Foto: Elieudo Meira (Chokito)

A militância de diversas organizações que compõem as Brigadas de Agitação e Propaganda realizou uma caminhada na Avenida Paulista, domingo, 23, mobilizando a população para votar em Lula e convocou a todos para um ato unificado no próximo dia 29, sábado pré-eleitoral. Durante a tarde, a população se juntou à caminhada pela avenida que concentrava diferentes movimentos e atos espontâneos de apoio à candidatura de Lula.

Ao todo, 147 Brigadas de Agitação e Propaganda foram estruturadas em 25 estados do país nos últimos três meses a partir de um esforço coletivo de mais de 3 mil militantes com foco em levar o debate político para as ruas. Durante ações semanais, o foco é virar votos e diminuir a abstenção da população a partir do diálogo sobre as propostas de Lula para reduzir a desigualdade social, garantir a recuperação econômica do país e a proteção da democracia e da soberania brasileira.

As Brigadas são coordenadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Central de Movimentos Populares (CMP), junto a organizações como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), o Movimento Camponês Popular (MCP) e a União Nacional de Moradia Popular (UNM).

Segundo Tamires Cruz, coordenadora do MAB, o trabalho das Brigadas é importante porque garante a ocupação dos espaços públicos com as pautas do campo democrático progressista e denuncia as diversas violações de direitos promovidas por Bolsonaro.

“Quando os movimentos se organizam, se unem e ocupam os espaços, a gente vê que a população se sente encorajada, motivada e perde o medo de se posicionar – porque é isso que o outro lado quer, que a gente se acovarde. Mas a gente está mostrando nosso rosto e as nossas propostas em todos os cantos desse país e estimulando as pessoas a se decidirem, se mobilizarem e lutarem juntas para eleger Lula presidente”, afirma a militante.

Próximo sextou dia 28 irá mobilizar capitais

Entre as ações organizadas estão atos, “bandeiraços”, visitas às casas nos bairros, plenárias e a iniciativa que ficou conhecida como “Sextou”. Ao todo, foram 330 “sextous” entre o primeiro e segundo turno com caminhadas, atividades culturais e distribuição de bandeiras e adesivos nas áreas centrais de diversas cidades em todo o país.

Raimundo Bonfim, coordenador da Central dos Movimentos Populares – CMP, afirma que as Brigadas foram uma experiência muito exitosa por conta da articulação de diversas organizações sociais do campo da moradia, da energia e da agricultura, que conseguiram manter uma agenda de atividades intensa durante toda a campanha. “O trabalho continua. Lula está na frente, mas não tem eleição ganha. Vamos seguir trabalhando com foco e disciplina até a vitória”, afirma. 

Famílias, ciclistas e diversos transeuntes se juntaram aos militantes na Ocupação da Avenida Paulista. Fotos: Elieudo Meira (Chokito)

Tamires conta que existem grupos bolsonaristas que fazem ameaças e agem com agressividade para inibir a atuação dos militantes, mas que eles são minoria nas ruas e não desestimularam os participantes dos atos. “Estamos levando nossas propostas pra rua de forma criativa, sem medo e sem violência e o resultado é que as pessoas se juntam, pedem material de campanha, caminham junto, cantam junto, se emocionam junto”, ressalta a coordenadora.    

Em São Paulo, as ações das Brigadas se espalharam por diversas regiões da cidade, desde a Catedral da Sé até as ruas do bairro do Grajaú, na zona sul da capital, passando por diversos bairros da Zona Leste, como o Itaim Paulista. As atividades seguem até o próximo sábado, 29, quando acontece o grande ato unificado com Lula e Haddad na Paulista, às 14h.

Serviço:

Sextou

Quando: 28/10
Onde: Concentração às 15h na Praça da República
Concentração: a confirmar


Caminhada da vitória com Lula e Haddad

Quando: 29/10 às 14h
Onde: Avenida Paulista

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 27/10/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Brigadas de Agitação e Propaganda acompanham Tebet em Minas Gerais

Senadora cumpre agenda de encontros com lideranças e apoiadores do candidato Lula

| Publicado 27/10/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

No Brasil de Bolsonaro: lideranças cristãs são ameaçadas por conta de trabalho social

Diante do acirramento da violência política promovida pelo bolsonarismo, padres e pastores que, assim como Jesus, defendem os direitos da parcela mais oprimida da população, têm sofrido ameaças e agressões verbais em todo o país

| Publicado 17/10/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

No Brasil de Bolsonaro: brasileiros voltam a migrar pelo país tentando escapar da insegurança alimentar

Conheça a história de Florinda, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens, que se mudou de Caldeirão Grande (BA) para a capital paulista em busca de fonte de renda, mas encontrou uma realidade da insegurança alimentar, desemprego e falta de moradia