MAR lança segundo número da revista enMARcha durante o X Fospa

Movimiento de Afectados por Represas (MAR) divulgou publicação histórica durante mesa sobre transição energética no evento que aconteceu em Belém (PA)

Lançamento da revista enMARcha durante o X Fospa. Foto: Igor Meirelles/MAB

Dando continuidade às atividades do X Fórum Social Pan-Amazônico – FOSPA, durante o painel autogestionado “Transição energética e experiências na Amazônia”, que aconteceu no ultimo 30, em Belém (PA), foi realizado o lançamento do segundo número da Revista “enMarcha”. A publicação criada coletivamente trata-se de um material histórico sobre as lutas protagonizadas pelos atingidos por barragens e grandes projetos de todo o mundo.

Nesta segunda edição da revista, o foco foi a questão ambiental, em especial as lutas contra o modelo energético neoliberal. O conteúdo também aborda propostas para um novo modelo energético a exemplo da Guatemala, a resistência de mais de 30 anos contra a construção da Hidrelétrica Binacional Garabi-Panambi no Rio Uruguai, na fronteira entre Brasil e Argentina e o contexto atual do avanço capitalista predatório e violento. Outros temas abordados são a resistência dos povos da Amazônia, as propostas em âmbito comunitário e descentralizado concretizadas na Colômbia e em Cuba e as reflexões sobre os crimes de Mariana e Brumadinho a partir da perspectiva da luta e da solidariedade internacionalista.

Estiverem presentes no lançamento a delegação peruana, com representantes do Conselho Aguaruna e Huambisa, a organização de mulheres Huaxna Kana Kamatahuara Kana e as Rondas Campesinas (região de Libertad), além de representantes da Bolívia e Catalunha (Espanha).

A revista é resultado do empenho coletivo das organizações que constroem o Movimiento de Afectados por Represas (MAR), que reúne cerca de 19 países, e está disponível para leitura abaixo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/08/2022 por Movimiento de Afectados por Represas (MAR)

El Mar lanza segundo número de la revista EnMarcha durante el X FOSPA

El Movimiento de Afectados por Represas (MAR) difundió publicación histórica durante mesa sobre transición energética en el evento que aconteció en Belém, estado Pará.

| Publicado 21/11/2020 por Movimiento de Afectados por Represas de América Latina - MAR

Solidaridad con los pueblos de Centroamérica y Colombia agobiados por la crisis climática

En nota MAR se solidariza y cobra a las autoridades hacer todo lo posible para garantizar la recuperación de condiciones de vida digna de los pueblos y comunidades afectadas

| Publicado 31/08/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Jornada Continental pela democracia e contra o neoliberalismo respalda governo de Xiomara Castro em Honduras durante encontro

Em encontro com presidente Xiomara Castro em Honduras, movimentos se solidarizam com seu governo diante de ataques