MAB e Fiocruz promovem curso de vigilância popular em saúde em Erechim (RS)

O curso “Pedagogia das Águas em Movimento: formação em vigilância popular em saúde ambiental nos municípios gaúchos atingidos pela barragem de Itá” é fruto de parceria entre o MAB e a Fiocruz

No último dia 02 , foi realizada em Erechim a aula inaugural do curso “Pedagogia das Águas em Movimento”, iniciativa do Movimento dos Atingidos por Barragens no Rio Grande do Sul (MAB RS) e do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde Ambiental (LAVSA), que integra a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), uma das unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


O projeto tem como objetivo promover a formação profissional de vigilantes populares em saúde ambiental, oriundos de municípios do Alto Uruguai Gaúcho, em sua maioria atingidos direta e indiretamente pela Usina Hidrelétrica Itá, localizada na Bacia do Rio Uruguai, entre Aratiba(RS) e Itá(SC).


O curso é focado na análise da realidade concreta do meio em que as pessoas vivem para apontar fragilidades e caminhos para a construção da saúde individual e coletiva e da elevação da qualidade de vida.

Durante a mesa de abertura, os presentes ressaltaram a importância de iniciativas como esta para propiciar a proposição e a garantia de direitos das populações atingidas por barragens, assim como promover espaços coletivos, gratuitos e acessíveis de formação profissional de qualidade para a classe trabalhadora.

Os atingidos pela barragem de Itá, ressaltaram a falácia do discurso desenvolvimentista que acompanha o anúncio e a construção de usinas hidrelétricas no país, deixando um rastro de violações de direitos e retrocessos sociais, econômicos e ambientais por onde se instalam.

O curso é composto por 6 aulas presenciais, que serão realizadas em Erechim entre os meses de julho e outubro de 2022. Participaram da mesa representantes do LAVSA e da EPSJV da Fiocruz, e também do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 28/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB e Fiocruz celebram cooperação entre organizações em ato durante seminário no Rio de Janeiro

Evento realizado na Escola Politécnica Joaquim Venâncio / Fiocruz reuniu pesquisadores e atingidos do MAB durante os dias 26 e 27 de abril para debater a saúde coletiva dos atingidos

| Publicado 09/05/2022 por Coletivo de Comunicação MAB RS

MAB e Fiocruz colocam em pauta a saúde dos atingidos por barragens no RS

Parceria com a Fiocruz promove diagnóstico das regiões atingidas no Alto Uruguai e noroeste do Rio Grande do Sul

| Publicado 20/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB propõe ao governo a criação de programas de saúde específicos para os atingidos por barragens

Uma das propostas do Movimento é o fortalecimento e a ampliação da parceria com a Friocruz para a execução de projetos nacionais na área de saúde coletiva