Desmatamento faz Amazônia liderar emissões de gases de efeito estufa

Ranking produzido pelo Observatório do Clima aponta municípios da Amazônia entre os principais emissores de gases causadores do aquecimento global

Em sua segunda edição, o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) Municípios, feito pelo Observatório do Clima, para registrar as emissões de gases de efeito estufa do país revela que 8 dos 10 maiores emissores estão localizados na Amazônia.

Imagens de satélite da Nasa mostram fumaça de incêndios na Amazônia em 2019. Foto: picture-alliance/dpa/NASA Earth Observatory/L. Dauphin

As estimativas levam em consideração a emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) nos 5.570 municípios do país e mais de 600 fontes de emissões.

Os municípios de Altamira (PA) e São Félix do Xingu (PA) lideram a lista dos emissores, ficando à frente, inclusive, de São Paulo (SP), maior metrópole da América do Sul. Somada, a população dos dois municípios não chega a 200 mil habitantes. Na sequência do ranking estão Porto Velho (RO) e Lábrea (AM).

Lista dos dez maiores emissores, oito estão localizados na Amazônia.

São Félix do Xingu é um caso elucidativo para apontar o principal motivo pelo qual os municípios da Amazônia lideram a lista. Considerada a capital do desmatamento, a localidade concentra 2,5 milhões de cabeças de gado. Além disso, em 2019, o município foi responsável por um terço da destruição da Floresta Amazônica.

Relatório aponta a mudança de uso do solo (relacionada ao desmatamento) como principal causa das emissões brasileiras para o período.

De acordo com Tasso Azevedo, coordenador geral do SEEG, “a grande quantidade de emissões está relacionada às mudanças de uso da terra, onde está o desmatamento”. Segundo ele, é possível identificar que a principal fonte de emissão é a agropecuária, tanto por conta das emissões específicas, quanto ao desmatamento associado a essas atividades. Essa não é apenas a realidade na Amazônia. “Em geral, no Brasil, cerca de 75% das nossas emissões estão vinculadas a esse setor da economia: o agronegócio”, explica o pesquisador.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/09/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Maior floresta tropical do mundo está sob risco na gestão Bolsonaro: entenda em 5 pontos

05 de setembro é Dia da Amazônia: floresta está sendo destruída em ritmo acelerado desde início do governo Bolsonaro

| Publicado 14/11/2022 por Murilo Pajolla do Brasil de Fato

“Revogaço” ambiental de Lula será primeiro passo para salvar a Amazônia, dizem especialistas

Pelo menos 80 medidas antiambientais de Bolsonaro precisam ser anuladas ou corrigidas nos primeiros dias do mandato

| Publicado 17/11/2022 por Murilo Pajolla do Brasil de Fato

Com discurso de Lula na COP, Brasil retoma protagonismo no combate à fome e mudanças climáticas

Diante do mundo, Lula se comprometeu com preservação da Amazônia, cobrou países ricos e pediu modernização da ONU