Militante do MAB tem poesia publicada em desafio internacional dos Defensores dos Direitos Humanos

Entre as 438 inscritas, a poesia de Rafael Zãn foi uma das 40 selecionadas para participar do e-book “Human Rights Defenders: Poetry Challenge” (Defensores de Direitos humanos: Desafio da Poesia, em português)


O Desafio da Poesia dos Defensores dos Direitos Humanos recebeu poemas de 58 países, incluindo “Prece de um Ansioso”, de autoria de Rafael Zan, que é militante do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB em Altamira-PA. Ele foi um dos finalistas selecionados para divulgar sua obra no ebook do concurso.

O desafio foi idealizado pela University of York’s, juntamente com as organizações Protection International e ProtectDefenders.eu com o objetivo de reconhecer o trabalho de militantes, ativistas e lideranças que atuam na luta pela defesa de direitos humanos em todo o mundo, em diferentes áreas: seja o direito das mulheres, das crianças, dos indígenas, dos refugiados, dos LGBT ou daqueles que são submetidos a deslocamento forçado, como os atingidos por barragens, entre tantas outras pessoas que têm seus direitos básicos violados.

Segundo Rafael, ele começou a escrever compondo músicas com os amigos, até que percebeu sua relação intrínseca com a poesia. Quando começou a militar, passou a usar a escrita pra expor as desigualdades que testemunha, especialmente na Amazônia.

No poema publicado no desafio internacional, Rafael fala de fé, esperança e vulnerabilidade, denunciando o sofrimento dos brasileiros em situação de rua.

“(…) Eu sei que já está tarde
e tenho onde me deitar
que tenho um lençol que me aquece
E tenho o que me alimentar
Mas sei que estás aqui, ouvindo minha prece

 Lhe pergunto
 E os seres humanos que estão sem lar?
Jogados ao relento
Sem abraços de travesseiros, sem chá
Sem seu cobertor, largados ao vento

O que me dizes? O que farás?
Muitos creem em ti

E assim, de fome morrerás?
Eu lhe sinto
Sei que existe
(…)”

A militância a partir de Belo Monte

Rafael passou a atuar no MAB desde que foi afetado pela construção da hidrelétrica Belo Monte, a maior usina hidrelétrica construída na Amazônia, que deixou um legado de graves violações aos direitos humanos e ao meio ambiente. O saldo da obra inclui indígenas isolados ameaçados, ribeirinhos expulsos de suas casas — lutando para recuperar seus modos de vida -, sistema de saneamento básico incompleto, Terras Indígenas desprotegidas e rio Xingu barrado e degradado.

Diante dessas mazelas, Rafael tornou-se defensor de direitos humanos sem perder sua relação com a produção artística. Hoje ele usa sua sensibilidade e vocação para expor os diferentes problemas sociais que assolam a Amazônia e as ameaças que perseguem os defensores das minorias.

Ebook

Leia a poesia e de Rafael e dos outros autores selecionados no ebook.

território da Amazônia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB PA

MAB e Sindicato dos Bancários distribuem cestas básicas para atingidos pelas enchentes em Marabá (PA)

As chuvas fizeram o nível do rio Tocantins subir de 6 para 12,9 metros em uma semana. Rio Itacaiúnas também provocou alagamentos.

| Publicado 25/07/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Movimento dos Atingidos por Barragens realiza II Encontro dos Atingidos da Amazônia

Encontro em Belém antecede a X edição do Fospa e contará com a presença de 300 de atingidos e atingidas da Amazônia

| Publicado 16/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Segundo dia de Jornada de Lutas teve atos em diferentes capitais do país e repressão policial violenta no Piauí

Programação da Jornada de Lutas incluiu reunião no CNJ em Brasília, audiência com membros do governo em Fortaleza (CE) e marcha em Teresina que terminou com violência policial