Assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia tem digitais do governo Bolsonaro

Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o indigenista Bruno Pereira sofria diversas ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores. Assassinato foi confirmado por fontes da Polícia Federal

Em julho de 2021, o repórter Dom Phillips escreveu uma matéria sobre a morte de nosso companheiro Jason Silva. Jason era militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e morreu de Covid -19 aos 24 anos de idade, em Altamira (PA).  

Naquele momento, Dom Phillips denunciou que a postura do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia estava diretamente relacionada às mortes e ao espalhamento da doença no interior do Brasil, em especial na Amazônia. Com tristeza e revolta, recebemos a notícia de que o próprio Dom Phillips tornou-se mais uma vítima da guerra travada por Bolsonaro contra a Amazônia. 

Dom Phillips and Bruno Pereira em expedição na Amazônia em 2018. Vídeo: The Guardian.

Junto dele, tombou também o indigenista Bruno Pereira, exonerado de seu cargo na Funai em 2019, após coordenar uma operação que expulsou centenas de garimpeiros da terra indígena Yanomami, em Roraima. Bruno atuava junto à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), apoiando os próprios indígenas na defesa de seu território, enquanto o governo se omitia. 

Perdemos Bruno e Dom como perdemos Nicinha em 2016 e Dilma Ferreira em 2019. Foram pessoas que colocam seus corpos e sua voz a serviço da luta em defesa da floresta e dos oprimidos. Assim como Chico Mendes, Dema e Irmã Dorothy foram mortes anunciadas que atenderam aos interesses de poderosos.

Ao não proteger os ameaçados e ao não punir com rigor os mandantes, o Estado brasileiro historicamente é cúmplice desses crimes. No entanto, sob Bolsonaro, não há apenas omissão. Trata-se da execução de um projeto claro para a Amazônia: saque, destruição e morte. 

Sob Bolsonaro, a violência na região encontra solo fértil. São processos em que a extração ilegal de madeira, o garimpo, a grilagem de terras e o tráfico de drogas estão cada vez mais organizados, com apoio explícito do governo Bolsonaro e políticos ligadas a ele. Nenhum defensor da floresta está seguro. 

O MAB soma sua voz aos apelos para que as investigações cheguem aos mandantes deste crime e que episódios como estes não sejam mais tolerados. Além disso, Bolsonaro precisa ser responsabilizado pela demora e dificuldade para iniciar as buscas e pelo desrespeito à memória das vítimas, a quem chamou de “aventureiros”. É tarefa do povo brasileiro derrubar Bolsonaro para salvar a Amazônia e o Brasil.

Nosso apoio e solidariedade à companheira de Dom Phillips, Alessandra Sampaio, aos familiares de Bruno e Dom e aos povos indígenas do Vale do Javari.

Coordenação Nacional do MAB

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/07/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Carta do II Encontro dos Atingidos e Atingidas da Amazônia: Enraizando Resistências em Defesa da Vida e da Soberania

Leia Carta elaborada por atingidos e atingidas da Amazônia reunidos em 2° encontro em Belém (PA)

| Publicado 30/07/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Carta aberta aos presidentes da Bolívia e do Brasil: Enfrentar a devastação da Amazônia é parar projetos que destróem territórios e a vida

Diante da iminência da apresentação dos Estudos de inventário hidrelétrico no rio Madeira no próximo 8 de agosto que pode indicar novos trechos de barramento na bacia, organizações protestam

| Publicado 04/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

É urgente deter o genocídio indígena

Movimento cobra que STF mantenha as obrigações do governo federal em auxiliar e proteger povos indígenas da pandemia