MAB realiza ato político em defesa dos atingidos em Belém (PA)

Ato mobilizou cerca de 250 atingidos de regiões do rio Tocantins; pauta foi recebida pela ALEPA e MPPA

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um ato político nesta última terça-feira (15) em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). A ação contou com cerca de 250 atingidos dos municípios de Cametá, Baião, Mocajuba, Marabá, Canaã dos Carajás, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Nova Ipixuna e Itupiranga e teve participação de diversas entidades, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri-PA), movimento Quilombola e movimento de pescadores.

Além das reivindicações em defesa dos atingidos e contra a hidrovia Araguaia-Tocantins, os manifestantes demandaram assistência do governo estadual para as famílias afetadas pelas enchentes provocadas pelas cheias do rio Tocantins, denunciaram os abusos cometidos pela empresa Equatorial Energia e todas as mazelas geradas pelos grandes projetos do capital na Amazônia.

O ato foi realizado um dia após a data em que se comemora o Dia Internacional de Luta contra as Barragens e o aniversário do MAB de 31 anos. Em todo o país, o MAB está em Jornada de Lutas. “Essa data é especial na memória da luta das populações atingidas, então, hoje estamos aqui, juntamente com os atingidos de vários municípios, para reivindicar as lutas dos que sofrem por conta dessa política energética que favorece o grande capital e tende a acirrar ainda mais a questão social, climática e ambiental”, afirmou Cristiano Medina, integrante do MAB na região Araguaia-Tocantins.

Apresentação da pauta a ALEPA e MPPA

Durante a manifestação, uma comissão foi recebida por parlamentares da ALEPA. Os manifestantes apresentaram a pauta, incluindo reparação imediata dos problemas gerados pelos alagamentos e uma denúncia contra a Equatorial Energia. Estiveram presentes na reunião o presidente da casa, deputado Chicão (MDB), o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Carlos Bordalo (PT), Marinor Brito (PSOL), Dirceu TenCaten (PT) e Dilvanda Faro (PT).

Reunião na ALEPA. Foto: Ozeas Santos (AID/Alepa)

Logo em seguida, outra comissão se dirigiu ao Ministério Público Estadual (MPE), onde o órgão firmou um compromisso com os atingidos de construir um cronograma de trabalho que encaminhará as pautas reivindicatórias.

Segundo Jaqueline Damasceno, da coordenação estadual do MAB, o ato foi positivo. “O MAB continuará a sua jornada histórica de lutas em defesa da soberania popular, contra as privatizações e a exploração do povo através das tarifas.”, afirmou.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/03/2022 por Elisa Estronioli / Coletivo de Comunicação MAB, Instituto Socioambiental

Altamira (PA) ainda sofre com falta de água 6 anos após licença de operação de Belo Monte

Saneamento básico é condicionante da hidrelétrica, mas faltam ligações de esgoto, bairros sofrem falta de abastecimento de água e a transferência do sistema para a prefeitura ainda é um impasse.

| Publicado 14/10/2022 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Ibama libera licença prévia para derrocamento do Pedral do Lourenço no Pará

O derrocamento do Pedral possibilita a instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins e ameaça a vida de comunidades ribeirinhas da região

| Publicado 13/03/2023 por Procuradoria da República no Pará

MPF recomenda suspensão de licença para obras da hidrovia Tocantins-Araguaia no Pará

Ao conceder licença, Ibama ignorou falhas que até o próprio órgão tinha classificado como graves, aponta o MPF