NOTA | MAB se solidariza com os atingidos do Rio de Janeiro

As fortes chuvas que caíram em Petrópolis (RJ), na região Serrana do Rio, provocaram enchentes e deslizamentos na noite de terça (15/2) e deixaram pelo menos 110 mortos

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense. Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), viemos através dessa nota manifestar nosso profundo sentimento de solidariedade e de irmandade à população atingida no município de Petrópolis e região, no estado do Rio de Janeiro.

As fortes chuvas que ocorreram na região serrana fluminense, no último dia 15 de fevereiro, atingiram, principalmente, a cidade de Petrópolis, deixando um rastro de dezenas de mortes, centenas de pessoas desabrigadas, estradas bloqueadas e perdas incalculáveis para milhares de pessoas.

Nos últimos meses, presenciamos em todo o país situações traumáticas causadas pelas mudanças climáticas – que, por sua vez, são provocadas pelas ações das grandes empresas predatórias e pela irresponsabilidade do Estado. A região serrana fluminense ainda carrega as marcas das enchentes de 2011.

Em 2022, foram diversos os estados que sofreram com as enchentes, a exemplo da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Pará e do Rio de Janeiro e de São Paulo. Esse momento é marcado pela ocorrência dos extremos: de um lado, regiões com chuvas muito acima da média histórica e, em contraponto, regiões que historicamente preservaram uma estabilidade pluviométrica sofrendo com a seca, a exemplo do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Vemos uma escalada preocupante, diretamente ligada às ações predatórias do modelo capitalista e ao ataque do governo brasileiro sobre as questões ambientais.

Além disso, falta um planejamento urbano que leve em consideração a situação de vulnerabilidade social de muitos trabalhadores e trabalhadoras que acabam sendo obrigados a construir suas moradias em locais de alto risco. Não é a primeira vez que presenciamos tais acontecimentos. Se os fatos se repetem sistematicamente, não podemos considerar só as questões naturais da chuva ou o acaso, há responsáveis.

Nos colocamos lado a lado das famílias atingidas e entendemos que, nesse primeiro momento, é imprescindível cobrar o Estado para que ele seja ágil no socorro e apoio a essa população. Em segundo momento, se faz necessária a luta pelos direitos dos atingidos, que são historicamente negligenciados pelo Estado brasileiro.

Só com muita luta e organização é possível garantir os direitos legítimos das atingidas e atingidos. Esse é um ensinamento histórico da luta do MAB.

O momento é de solidariedade. Por isso, convocamos os atingidos por barragens de todo o Brasil, assim como as organizações parceiras e toda a sociedade, para sermos solidários e ajudarmos, da forma que for possível, na ação necessária imediata e na organização em busca da reconstrução da vida dos atingidos de Petrópolis.

Por isso, compartilhamos aqui dados sobre a campanha de solidariedade do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis. Além dessa, várias outras campanhas estão sendo organizadas para apoiar as vítimas da região.

SOS Petrópolis – CDDH

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400 – (24) 2242-2462
Para doar em dinheiro: Banco do Brasil / Agência 2885-1 / Conta 127599-2 / Cnpj: 27.219.757 / 0001-27 ´Centro de Defesa dos Direitos Humanos

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/02/2023 por MAB RJ

NOTA | MAB manifesta solidariedade aos atingidos pelas enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro

Movimento dos Atingidos por Barragens cobra ações emergenciais do poder público para atender afetados pelas chuvas

| Publicado 08/01/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - São Paulo

Nota | Em São Paulo, MAB inicia 2021 com ações de solidariedade nas periferias da capital

A volta das chuvas tem atingido milhares de pessoas, agravando a situação já crítica dessas famílias com a pandemia.

| Publicado 24/12/2022 por Coletivo de Comunicação MAB SC

MAB realiza ação de solidariedade às famílias atingidas que novamente sofrem com enchentes em São José (SC)

Fortes chuvas voltam a atingir o estado catarinense na última semana, agravando a situação das famílias que já perderam tudo