MAB e associação de atingidos acionam a Justiça para pedir bloqueio de bens e contas da Vallourec

Após transbordamento de dique da Mina Pau Branco, controlado pela mineradora, BR 040 ficou interditada dois dias

Na última segunda, 10, associações de atingidos (ANAB e Aba-Leste), acionaram a justiça estadual de Minas Gerais para pedir o bloqueio dos bens da mineradora francesa Vallourec. O pedido da liminar tem o objetivo de garantir a reparação dos danos causados pelo transbordamento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro da companhia em Nova Lima (MG), no sábado (8). O incidente causou a inundação de um trecho da BR-040 na região metropolitana de Belo Horizonte, arrastando carros e caminhonetes. A via ficou interditada durante dois dias.

Após o transbordamento, o dique passou para o nível 3 de emergência por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse é o nível mais alto de risco e indica a possibilidade de rompimento. Nesse caso, a mineradora terá que realizar uma obra para reforçar a estabilidade da estrutura e comprovar a segurança da mesma. Técnicos da agência trabalham junto aos funcionários da empresa para monitorar o risco de rompimento.

De acordo com Guilherme Camponez, da coordenação do MAB em Minas Gerais, a o transbordamento evidencia o risco oferecido por esse tipo de estrutura e agrava os diversos problemas causados pelas chuvas intensas no estado.

“Depois do histórico de crimes cometidos pela mineração nos últimos anos, não podemos tolerar mais negligência dessas empresas em relação à segurança da população e à preservação do meio ambiente e da infraestrutura pública em Minas Gerais. Além disso, a reparação dos danos provocados pela Vallourec demanda diversos esforços e investimentos do poder público em um momento grave, em que vários municípios estão em situação de emergência, com pessoas desabrigadas e precisando de atenção prioritária do governo”.

O pedido será analisado na 6ª Vara Cível de Belo Horizonte onde também foi protocolada uma ação civil pública do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e do Estado de Minas Gerais contra a Vallourec. A ação requer urgência para que a mineradora adote “todas as medidas necessárias para assegurar a estabilidade e segurança das suas atividades”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Bacia do Paraopeba tem alagamentos com água contaminada por rejeitos de minério e cerca de 700 desabrigados

Assoreamento do Paraopeba causado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão agravou as inundações nos municípios às margens do rio

| Publicado 14/01/2022

Atingidos denunciam enchente de rejeitos de mineração na Ilha do Rio Doce, em Caratinga (MG)

Em reunião organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Associação de Moradores do Residencial Ilha do Rio Doce com a Defensoria Pública de Minas Gerais foi discutida a situação de abandono de cerca de 450 famílias

| Publicado 08/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Barragem da Vallourec transborda em Nova Lima (MG) e interdita BR 040

Barragem de água Mina de Pau Branco começou a transbordar nesta manhã (08) na região metropolitana de Belo Horizonte