Barragem da Vallourec transborda em Nova Lima (MG) e interdita BR 040

Barragem de água Mina de Pau Branco começou a transbordar nesta manhã (08) na região metropolitana de Belo Horizonte

BR 040 interditada depois de transbordamento de Mina Pau Branco em Nova Lima (MG). Foto: divulgação

Um dique da Mina de água Pau Branco, da mineradora Vallourec, se rompeu manhã deste sábado (8) em Nova Lima, provocando a inundação e interdição da BR-040. Segundo o Corpo de Bombeiros, a barragem é de água e restos de lama e não houve registro de mortes, mas a via 040 está totalmente interditada na altura do KM 562. Imagens feitas por moradores mostram a lama de rejeitos que tomou a pista e impediu o trânsito no local que está sob chuvas intensas.

Segundo informações iniciais, o transbordamento foi provocado por um problema de drenagem da barragem, que causou a queda de pilhas de rejeitos (estéril + rejeito filtrado) da mineradora. O material atingiu um dique criando a onda de água que levou lama até a BR 040, logo abaixo da estrutura.

A coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sonia Mara Maranho, ressalta que o transbordamento acontece próximo à data que marca três anos do crime de Brumadinho. Ela alerta que o período chuvoso sempre coloca a população do entorno de barragens em risco por conta da possibilidade de novos rompimentos devido à falta de manutenção e segurança adequada das estruturas. “A segurança dos moradores precisa ser uma prioridade, tendo em vista o histórico criminoso das empresas controladoras de barragens no Brasil. Sabemos o que a falta de manutenção e fiscalização dessas estruturas pode causar e não podemos esperar que novos crimes se repitam”, afirma a militante.

Registros na BR 040. Vídeo: Mauro Costa Val

O MAB segue apurando novas informações sobre a situação.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB e associação de atingidos acionam a Justiça para pedir bloqueio de bens e contas da Vallourec

Após transbordamento de dique da Mina Pau Branco, controlado pela mineradora, BR 040 ficou interditada dois dias

| Publicado 10/01/2022 por Wellton Máximo - Agência Brasil

Dique que transbordou em Minas tem nível de emergência elevado

Mineradora deverá reforçar estabilidade da estrutura

| Publicado 09/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos de Congonhas (MG) sofrem com alagamentos, risco de rompimento de barragem e desinformação

Diante de cenário de chuvas intensas, população sofre com medo de rompimento de barragem da CSN. Inundações deixaram centenas de pessoas desabrigadas