Carta dos atingidos da Bahia aos atingidos do Brasil

Em carta, atingidos da Bahia, que sofrem com inundações e rompimentos de barragens no estado, pedem apoio para aquisição de itens de primeira necessidade

Aos Atingidos e Atingidas por barragens e pessoas que lutam junto conosco neste querido e imenso Brasil

Através desta carta, nós queremos contar um pouco da nossa situação e pedir o apoio de vocês que vivem em outras localidades e estados brasileiros. Vocês todos e todas devem estar acompanhando a difícil situação das famílias atingidas pelo alto volume de chuvas e o rompimento de barragens nas regiões sul e extremo sul do estado da Bahia.

Ser um atingido ou atingida por barragens não é fácil. Não temos sossego nem no Natal e Ano Novo. Somos vítimas constantes da política de construção de barragens que causa a destruição de nossos rios, nossas florestas e nossas comunidades.

As empresas e os governos nos tiram e nos privam mais do que nos ajudam. Nossa terra e casas são inundadas, destruídas e até saqueadas. E quando nos organizamos e lutamos juntos, muitas vezes, somos perseguidos, discriminados, criminalizados e sofremos todo tipo de perdas. Nossos direitos são negados, indenizações, quando ocorrem, são injustas e as ajudas sempre são insuficientes e chegam tarde. Sabemos muito bem que toda essa violência contra nós é provocada e conduzida pelos “de cima”. Vem daqueles que detêm o dinheiro e o poder.

Aprendemos que nos momentos de maior dificuldade da vida, o melhor é lutar em conjunto. Um povo unido jamais será vencido. Nos 30 anos de vida do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a luta e a solidariedade sempre foram a forma de resistir e reconstruir a vida.  E neste momento, no estado da Bahia, estamos vendo nossas vidas sendo destruídas com as enchentes, alagamentos e rompimentos de várias barragens, causando dor e sofrimento para mais de 715.634 pessoas atingidas.

Até o momento, são 154 municípios baianos atingidos, 26 mortes, 62.731 pessoas desalojadas e dezenas de localidades isoladas sem acesso, sem alimentos e sem água potável, com casas inundadas e outras destruídas. As perdas são grandes e diversas.

Enquanto isso, no pior momento das catástrofes, o presidente Bolsonaro passeava na praia, aproveitando férias enquanto nega ajuda aos atingidos e atingidas, fazendo politicagem em função das eleições presidenciais desse ano e mostrando total falta de empatia pelas pessoas e de responsabilidade pelo cargo que ocupa. Demonstra, assim, que esse é um governo que coloca o lucro acima da vida. Os atingidos seguem sofrendo com o seu completo abandono, beirando a perseguição com o povo da Bahia. Nenhum representante de seu governo manifestou solidariedade ou necessidade de ação para auxiliar o governo do estado e as pessoas em risco.

Sabemos que vocês que moram em outros estados nos compreendem, pois somos todos atingidos. Mas também somos parte da classe que trabalha, dos que produzem a riqueza deste nosso imenso e rico país. Dos que lutam juntos. E aprendemos que nas horas de dificuldade, as pessoas que mais ajudam são os que nos entendem.

E para finalizar, queremos pedir a vocês ajuda e apoio, incentivo e a cobrança aos representantes dos governos para que não nos abandonem. De forma imediata, sua contribuição na campanha de solidariedade em andamento será de grande valor para que possamos acessar itens de primeira necessidade e ir reorganizando a vida. As doações Podem ser feitas pela conta corrente disponível na imagem dessa matéria.

Nós, com esperança e, sem ilusões, vamos continuar nossa caminhada do nosso jeito simples, nos organizando e lutando pelos nossos direitos pelo tempo que for preciso, pois nossa vida importa, nossas comunidades importam e o Brasil é dos trabalhadores e trabalhadoras que o constroem.

Um abraço fraterno dos atingidos e atingidas por barragens do estado da Bahia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 29/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB BA

Brigada de solidariedade distribui móveis para famílias atingidas pelas enchentes em Jequié (BA)

Dona Ednalva Ferreira, uma das 21 contempladas pela ação, relata sobre como sua família escapou das enchentes, mas vive em alerta por medo de novas inundações

| Publicado 11/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Bacia do Paraopeba tem alagamentos com água contaminada por rejeitos de minério e cerca de 700 desabrigados

Assoreamento do Paraopeba causado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão agravou as inundações nos municípios às margens do rio

| Publicado 19/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB PA

MAB e Sindicato dos Bancários distribuem cestas básicas para atingidos pelas enchentes em Marabá (PA)

As chuvas fizeram o nível do rio Tocantins subir de 6 para 12,9 metros em uma semana. Rio Itacaiúnas também provocou alagamentos.