NOTA: Bahia em estado de alerta

Rompimento de barragens em Apuarema (BA) ocasionado por intenso volume de chuvas evidencia a falta de segurança de barragens no estado

Na tarde de última sexta-feira (10), barragens se romperam e derrubaram casas no município de Apuarema, localizado no sudoeste da Bahia, a cerca de 344 km de Salvador. O intenso volume de chuvas registrado no estado nos últimos dias atinge em especial as regiões sul e extremo-sul, mas têm levado grande preocupação a toda a população baiana. Ao todo, dezessete municípios do extremo-sul já decretaram situação de emergência, conforme texto publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Além das barragens rompidas, técnicos da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), do Corpo de Bombeiros e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado (Inema) avaliam que há uma terceira barragem com risco de rompimento – todas estão localizadas no bairro Vermelho. Até o momento, não há registro de vítimas fatais. Segundo a prefeitura, no entanto, 242 pessoas estão desabrigadas na cidade.

A situação trágica reforça as denúncias que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem fazendo a respeito da situação das barragens no Brasil. Segundo o relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), em 2017, apenas 3 mil das 23 mil barragens existentes no país são fiscalizadas como deveriam. Além disso, não há planos de segurança com rotas de evacuação e equipe de defesa civil local nos municípios onde elas estão instaladas.

O MAB denuncia que, mesmo as barragens de pequeno porte, que não se enquadram nos padrões nacionais para se submeterem à fiscalização de barragens, podem causar grandes incidentes, como foi o caso da Barragem do Quati, instalada no município de Pedro Alexandre (BA). Considerada uma barragem de baixo risco, ela se rompeu no ano de 2019, deixando centenas de famílias desabrigadas e ilhadas nas comunidades rurais que tiveram o seu acesso prejudicado por conta das estradas danificadas após o rompimento. A destruição causada na ocasião impactou consideravelmente as comunidades e provocou ainda várias perdas materiais para os moradores.

O MAB se solidariza com as famílias atingidas de Apuarema e afirmamos a importância da presença ativa do órgãos públicos do estado nesse momento. Esperamos que, além de se proporcionar abrigo e suprir as demandas de primeira necessidade, seja garantida a dignidade para reconstrução da vida das famílias atingidas e de toda a comunidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Santa Catarina

Rompimento da barragem da CASAN em Florianópolis: 2 meses sem reparação

Empresa não cumpre acordos firmados com atingidos referentes a atendimentos básicos imediatos e pagamentos às famílias que perderam tudo após o evento

| Publicado 27/01/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Santa Catarina

Nota | Barragem rompe em Florianópolis, no dia em que o crime da Vale em Brumadinho completa dois anos

MAB se solidariza com os atingidos e cobra providências de reparação pelas perdas das famílias

| Publicado 20/01/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

Nota | MAB repudia decisão judicial que desapropria atingidos em favor da CERB na Chapada Diamantina (BA)

Movimento repudia iniciativa do juiz da Comarca de Piatã em proferir a decisão sem ouvir os atingidos