Brasil de Fato lança tabloide sobre as causas e impactos do aumento do custo de vida no Brasil

Com circulação nacional, nova edição desmente Bolsonaro e relata o drama de trabalhadores diante da alta de preços

Gás, energia, combustível, alimentos. Tudo aumentou no último ano, menos a renda média dos brasileiros. O Brasil de Fato lança esta semana um tabloide especial, com circulação nacional e gratuita, para falar sobre as causas e os impactos desses reajustes na vida dos trabalhadores.

Clique aqui para visualizar e baixar o tabloide

A capa, com a manchete “Tá tudo caro!”, mostra como a inflação se reflete no prato. Da salada à carne, passando pelo arroz e pela gordura: está cada vez mais difícil manter uma alimentação saudável. Para as famílias desempregadas ou de baixa renda, ingerir as calorias necessárias para o dia tornou-se matematicamente impossível.

Nas páginas 2 e 3, o jornal fala sobre o aumento na taxa de energia elétrica, e ressalta o dilema que aflige milhões de famílias: “Comer ou pagar o boleto?”

As motivações dos reajustes estão explicadas, ponto a ponto, em linguagem acessível, nas páginas 4 e 5.

A página 6 enfatiza a responsabilidade de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o aumento do custo de vida em plena pandemia. O Brasil de Fato preparou um box para desmentir declarações recentes do presidente sobre os reajustes.

O tabloide retoma o conceito de carestia, nas páginas 7 e 8, e cita ações de solidariedade organizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores(MPA), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), pelo Levante Popular da Juventude, por sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros(FUP) e pelo padre Julio Lancellotti, referência para a população em situação de rua em São Paulo (SP).

Protestos contra o governo Bolsonaro nas ruas e na Bolsa de Valorestambém aparecem em destaque na contracapa. A próxima jornada de manifestações está prevista para 20 de novembro.

A edição especial foi produzida ao longo do mês de outubro, em uma parceria entre o Brasil de Fato e a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE).

Serão distribuídos gratuitamente 500 mil tabloides nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceara, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Leia a edição:

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/01/2021 por Daniel Giovanaz / Brasil de Fato

Estrangeiros controlam ao menos 17 mil hectares de unidades de conservação no Brasil

Cerca de 59% dessa área está em nome da Fiat, em MG; advogada especialista na área socioambiental alerta para subnotificação e analisa interesses

| Publicado 17/10/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

No Brasil de Bolsonaro: brasileiros voltam a migrar pelo país tentando escapar da insegurança alimentar

Conheça a história de Florinda, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens, que se mudou de Caldeirão Grande (BA) para a capital paulista em busca de fonte de renda, mas encontrou uma realidade da insegurança alimentar, desemprego e falta de moradia

| Publicado 07/08/2020 por Brasil de Fato

Sexta-feira amanhece com mobilizações por “Fora Bolsonaro” em todo o país

Ações de solidariedade e protesto são organizadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo