Carta dos ribeirinhos do Rio Grande ao INEMA sobre a PCH Santa Luzia

Moradores do município de São Desidério (BA) repudiam autorização do governo da Bahia para construção de PCH no Rio Grande

Nós, mulheres ribeirinhas e homens ribeirinhos das margens do Rio Grande, do município de São Desidério, vimos manifestar, em nome de todas as comunidades tradicionais ao longo deste rio, que rejeitamos com toda a nossa força e indignação a autorização do Governo da Bahia para a construção e instalação da PCH Santa Luzia.

Hoje, nas ruas da cidade de Barreiras e na porta do INEMA, órgão responsável por essa autorização, no dia em que o Comitê da Bacia do Rio Grande delibera sobre medidas de superação do conflito gerado por este projeto degradante e desrespeitoso, reiteramos os principais motivos que exigem a revogação imediata da licença de instalação:

  • A PCH Santa Luzia prevê retirar, pela extensão de oito quilômetros, 80% das águas do Rio Grande, para aduzi-las às turbinas da sua casa de força. Caso isto ocorrer, as famílias moradoras neste trecho, especialmente as comunidades ribeirinhas de “Beira Rio” e “Manoel de Souza”, perderiam seu principal sustento de vida, seu principal recurso de vivência tradicional, sua principal referência de bem-estar e felicidade.
  • No ano de 2013, o projeto da PCH Santa Luzia foi julgado como inviável, sendo arquivado em decorrência dos sérios riscos socioambientais identificados pelo INEMA. Não obstante, o mesmo projeto, reapresentado pela empresa ARA Geração de Energia Santa Luzia, foi aprovado em 2018, pelo mesmo INEMA.  Diante desta contradição, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar a razoabilidade do licenciamento ambiental. Não há como prosseguir na realização da PCH Santa Luzia sem ter esclarecido por que o mesmo projeto fora desaprovado ontem e é aprovado hoje.
  • O conflito estabelecido entre as/os moradoras/es das comunidades de “Beira Rio”, “Sítio de Cima”, “Palmeiral”, “Manoel de Souza”, “Barreiro”, “Sítio Grande” e a empresa “ARA Geração de Energia Santa Luzia” vem se acirrando, desde a entrada da empresa em territórios ribeirinhos no ano de 2019. Desde então, a empresa avança assediando moradores/as a venderem seus terrenos, e pressionando aqueles/as que não queriam vender. Fato é que vários detentores de glebas diretamente atingidas pelo projeto da PCH continuam sem acordo nenhum em relação à instalação das construções. Não obstante, a empresa vem implantando o canteiro de obras, obviamente para aumentar a pressão sobre as comunidades. É desrespeitoso e imoral como a empresa ARA vem forçando o que lhe interessa.
  • O principal demandante de mais energia elétrica no oeste baiano é o setor dos irrigantes de grande escala. É importante que a sociedade se atente à insustentabilidade desta demanda: destrói-se os rios em função da geração de energia para tirar mais água destes rios. Ninguém é mais sábio e mais experiente do que as comunidades ribeirinhas para estabelecer uma convivência sustentável com as águas do oeste. É o cúmulo de absurdo desrespeitar as comunidades que cuidam das águas para promover empreendimentos que devoram e poluem as águas.

Fazemos questão de protocolar a presente carta na sede do INEMA Regional, na expectativa que a nossa manifestação contribua, decisivamente, para a revogação do licenciamento ambiental da PCH Santa Luzia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 16/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

NOTA | Organizações repudiam licenças ambientais a empresas em territórios indígenas e ribeirinhos no Oeste da Bahia

As entidades que assinam a carta exigem, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a revogação de toda e qualquer licença dada às empresas para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que resultam em violações de direitos na região

| Publicado 27/05/2021 por Gabrielle Sodré

22 anos de luta e resistência dos atingidos no oeste da Bahia

Comunidades ribeirinhas das bacias do Rio Corrente e do Rio Carinhanha se mobilizam permanentemente para impedir a instalação de Centrais Hidrelétricas e Usinas Hidrelétricas na região, temendo pela degradação dos ecossistemas dos quais extraem sua sobrevivência. Recentemente, projetos já arquivados têm sido rediscutidos, colocando essas populações sob ameaça.

| Publicado 15/04/2023 por Coordenação MAB Bahia

Nota | MAB se solidariza com comunidades de Fecho de Pasto atacadas por pistoleiros em Correntina (BA)

Nesta terça-feira, 11, fecheiros da comunidade tradicional de Cupim, em Correntina (BA), foram atacados com arma de fogo por pistoleiros