Congresso aprova PL que visa facilitar o acesso à Tarifa Social de Energia

Caso sancionado, o projeto de lei 1106/2020, que foi aprovado ontem, 19, na Câmara dos Deputados, vai reduzir em até 65% a conta de energia para 12 milhões de brasileiros

O projeto de Lei 1106/2020, do deputado federal André Ferreira, aprovado na Câmara dos Deputados nesta quinta, 19, simplifica a inscrição da população no programa de Tarifa Social da Conta de Energia (TSEE), que prevê descontos de até 65% nas contas de luz. Caso a lei seja sancionada, o benefício passa a contemplar automaticamente os consumidores de baixa renda que já fazem parte do Cadastro Único e que se enquadram no critério do programa da Tarifa Social (renda de até meio salário mínimo por pessoa da família). O PL segue agora para sanção presidencial.

Segundo Iury Paulino, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), atualmente, a burocracia impede que muitas famílias em situação de vulnerabilidade acessem o benefício. “A mudança trazida pelo projeto de lei é fundamental, porque amplia o acesso ao programa para uma massa de trabalhadores que já teria direito ao desconto, mas não acessava o benefício por conta de entraves burocráticos”, afirma o coordenador.

O advogado da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), Rodrigo Timm, explica que, atualmente, cerca de 60% das pessoas que atendem aos critérios da Tarifa Social não acessam o programa por dificuldades com o protocolo de enquadramento. Para se enquadrar, o representante da família precisa ir até o CRAS da sua cidade, fazer a inscrição no Cadastro Único, ir até a concessionária de distribuição de energia e solicitar o acesso ao benefício. “O problema é que não existe uma regulamentação nacional sobre esse procedimento. Então, a CELESC, em Santa Catarina, tem um protocolo, a Copel, no Paraná, tem outro, a Light, no Rio, tem outro. Em alguns casos, a companhia exige entrevista presencial, em outros é online, em alguns estados precisa-se complementar as informações do Cadastro Único, ou atender outros critérios definidos pela distribuidora”, afirma Rodrigo.  

Para o advogado, isso mostra que é importante que o governo aprimore sua política de acesso ao programa. “O estado brasileiro já fornece inúmeros subsídios e descontos aos grandes consumidores de energia que são as grandes indústrias, do setor privado da economia. A tarifa social é o único subsídio de energia elétrica voltado para as famílias de baixa renda. Então, é um dever do Estado garantir qualidade na aplicação desse direito. Por isso, a aprovação do PL 1106 é uma vitória”, afirmou.

Iury lembra que a demanda da simplificação de acesso à Tarifa Social estava no conjunto de medidas emergenciais que o MAB apresentou ao poder público no início da pandemia, em abril de 2020, com foco em proteger a vida dos trabalhadores de baixa renda durante a crise.

“Nós sabemos que as tarifas de luz, o preço do gás e a tarifa de água são responsáveis, em grande parte, pela degradação da qualidade de vida do povo brasileiro nesse momento, especialmente por conta dos altos preços praticados por companhias privatizadas”, afirma o militante.

“De certa forma, o acesso à Tarifa Social de Energia pode ajudar a minimizar os impactos da situação econômica do país na vida de parte dos trabalhadores”, conclui Paulino.

Sobre a Tarifa Social de Energia

A tarifa social de energia Lei 12.212/10, que foi criada após grande pressão do MAB, oferece descontos na tarifa de energia residencial para famílias que fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal e que têm renda de até meio salário mínimo por pessoa. Os descontos podem ser de 10%, 30% e 65% a depender da faixa de consumo.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) identifica as famílias de baixa renda, com informações sobre residência, escolaridade, trabalho e renda, entre outras.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Medidas para energia elétrica são importantes, mas não abrangem totalidade da população pobre

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Movimento dos Atingidos por Barragens elabora sobre a necessidade de que as autoridades tomem medidas no sentido de garantir o acesso à energia e a gratuidade do serviço às populações mais pobres

| Publicado 13/09/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Conquista: Governo sanciona lei para inclusão automática de famílias de baixa renda na Tarifa Social de Energia

inclusão automática é uma bandeira de luta do MAB, uma vez que cerca de 50% das famílias que têm direito ao benefício não acessam o programa por dificuldades com as distribuidoras

| Publicado 27/09/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

População ocupa distribuidoras em protesto contra o preço abusivo da luz em todo o país

Em atos articulados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em 17 cidades, moradores queimaram contas de luz e reivindicaram a reversão dos aumentos sucessivos na tarifa de energia, que têm precarizado a situação econômica das famílias de baixa renda em todo o país.