Integrantes do MAB reúnem-se com prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, para discutir tarifa social de energia e outras demandas

Na reunião, coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentaram uma ampla pauta de reivindicações relacionadas ao desenvolvimento social, ambiental e econômico do município, com foco na população mais vulnerável.

Na tarde da última sexta feira (06), membros da coordenação estadual do MAB foram recebidos pelo prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL). Na reunião, militantes do Movimento apresentaram um panorama sobre o modelo energético brasileiro, enfatizando a questão das consequências negativas que a privatização da Eletrobras terá para a economia do país e para o bolso dos brasileiros.

Nesse contexto, foi solicitado que a Prefeitura realize uma busca ativa das famílias aptas a serem incluídas no programa da tarifa social para ter desconto de baixa renda na conta de luz, que já teve sucessivos aumentos nos últimos meses por conta da tarifa vermelha e pode ficar mais cara se a Eletrobras for entregue à iniciativa privada.

Dados da Equatorial Energia, distribuidora de energia do Pará, apontam que aproximadamente 50 mil famílias em Belém estão aptas a serem incluídas no programa, porém, não têm acesso ao desconto social por um problema de atualização cadastral.

“Nesse momento de agravamento da crise econômica e aumento da tarifa de energia, torna-se cada vez mais necessário buscar medidas que amenizem os problemas da população mais vulnerável”, afirmou Cleidiane Vieira, da Coordenação do MAB.

Além do prefeito Edmilson Rodrigues, a reunião contou com presença de diversos secretários do município
Além do prefeito Edmilson Rodrigues, a reunião contou com a presença de diversos secretários do município

Também foram apresentadas demandas relacionadas a ações de educação em saúde e meio ambiente, projetos de geração de energia solar, programas de agricultura no meio urbano e nas ilhas de Belém e geração de trabalho e renda para mulheres e jovens. Durante a reunião, ainda se discutiu a implementação da Campanha ‘Plantando Vidas’ (de plantio de mudas nativas) nos bairros de Belém, principalmente nas áreas das bacias hidrográficas do município.

Participaram da reunião os secretários Apolônio Brasileiro (Secretaria de Economia), Sérgio Brandão (Secretaria de Meio Ambiente), Lívia Noronha (Coordenação da Mulher), Caroline Quemel (Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer), Dorilene Pantoja (Secretaria de Educação) e Rafael Cabral (Secretaria de Saúde). 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/08/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos por Belo Monte e trabalhadores da Norte Energia protestam por direitos

Entre as reivindicações estão questões trabalhistas, demandas de indenização e o reassentamento de famílias atingidas pela inundação da área da lagoa do bairro Jardim Independente I em Altamira (PA).

| Publicado 18/11/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB tem dia de jornada de lutas contra preço da luz

Protestos organizados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) acontecem em frente às distribuidoras de energia e pontos estratégicos de diversas cidades em todo o país

| Publicado 28/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB cobra do governador do Pará a política estadual de direitos dos atingidos

Diálogo aconteceu durante reunião dos movimentos sociais da região Xingu com o governador Helder Barbalho em Altamira (PA)