NOTA FETAGRI-PA | Ameaças não nos intimidam!

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará denuncia ameaças e atentado sofridos pela vice-presidenta da organização e cobra apuração do caso por parte das organizações competentes.

Ao nosso público: agricultores e agricultoras familiares, aos trabalhadores e
trabalhadoras rurais, inclusive os assalariados e assalariadas rurais.

Foto: Arquivo Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A FETAGRI-PA vem denunciar as graves e covardes ameaças, de autoria desconhecida, cujo autor ou autora se esconde atrás do manto do anonimato, desferindo ameaças através do uso do aplicativo Whatsapp, contra a diretora desta entidade sindical, GISLANE SOUSA SOARES, uma jovem liderança, que ocupa os cargos de vice-presidenta e secretária de juventude rural, eleita democraticamente em congresso da categoria, e que, portanto, representa um setor da sociedade, o que, por si só já a torna digna de respeito e consideração.

A FETAGRI-PA torna claro e público que as ameaças desferidas contra sua diretora, estão sendo alvo de apuração, pelos órgãos competentes e tudo está sendo feito para garantir a segurança e integridade física e psicológica da ameaçada e de seus familiares. Inclusive efetivando a denúncia e o registro do atentado a tiro contra a residência da vítima, ocorrida no dia 21 de junho. Esse atentado foi registrado na DP de Ourilândia do Norte e o projétil foi recolhido para perícia. A FETAGRI-PA reafirma o seu compromisso em defesa da vida, da paz e da ordem democrática e a sua disposição de não se intimidar e nem se acovardar diante deste tipo de práticas que só contribui para tonar ainda mais violento e nebuloso o cenário que nos cerca.

Finalmente a FETAGRI-PA se solidariza com os familiares, amigos/as, com as
regionais Sul e Sudeste e com todos os sindicatos filiados da base regional da Diretora Gislaine que vem demonstrando uma disposição singular no trabalho frente à secretaria que ocupa e a FETAGRIPA, através de sua diretoria estará sempre ao lado de nossa companheira, neste momento difícil e de aprendizado. Por último, a FETAGRI-PA reafirma sua firme convicção na capacidade dos órgãos competentes de investigar, apurar e punir o autor ou autora de tais ameaças e desde já agradece a todos os órgãos de segurança onde buscou amparo legal em defesa da vida e da segurança da nossa Diretora GISLANE SOUSA SOARES. Agradece também à todas as pessoas, entidades e organizações que estão se juntando a nós e assinam esta Nota em defesa da nossa companheira:

CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares;
CUT-PA – Central Única dos Trabalhadores-Pará;
FETERPA – FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES
RURAIS ASSALARIADOS E ASSALARIADAS DO ESTADO DO PARÁ;
CPT – Comissão Pastoral da Terra;
MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem;
MMNEPA – Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense;
FVPP – Fundação Viver Produzir e Preservar;
MST – Movimento dos Sem Terra; Levante Popular da Juventude;
MCP – Movimento Popular Camponês.

Além dos órgãos de segurança pública que foram acionados.

E fique bem claro que a nossa companheira GISLAINE não está sozinha nesta luta!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/07/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Condolências pela morte de sete trabalhadores terceirizados da Engie no Pará

Queda de torres de transmissão é um retrato da precarização a que estão submetidos os trabalhadores conforme avança a privatização no setor elétrico

| Publicado 08/12/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Nota pública | Solidariedade aos povos de Barcarena

Após explosão de depósito da Imerys Rio Capim, Frente em defesa dos territórios manifesta repúdio às ações/omissões criminosas das empresas atuantes em Barcarena e cobra providências e apuração de crime de responsabilidade pública

| Publicado 06/08/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos por Belo Monte e trabalhadores da Norte Energia protestam por direitos

Entre as reivindicações estão questões trabalhistas, demandas de indenização e o reassentamento de famílias atingidas pela inundação da área da lagoa do bairro Jardim Independente I em Altamira (PA).