Joelisia Feitosa: o sonho e a luta por justiça para os atingidos de um dos maiores crimes socioambientais do país

Natural de Juatuba (MG), Joelisia nasceu e cresceu na beira do Rio Paraopeba, onde pretendia desfrutar de sua aposentadoria depois de uma vida dedicada à militância e ao sindicalismo no serviço público. Quando esse momento chegou, ela viu a lama-rejeito da Mina Córrego do Feijão invadir o rio da sua infância e soterrar a região com incertezas, medos e inseguranças. “Ao invés de descansar, tive que arregaçar as mangas e voltar à luta ”.

“Foi nos tirado o direito à água limpa, o direito ao lazer, o direito à dignidade, mas nós aprendemos com a experiência do MAB que a justiça só vem através de muita luta e organização”, conta Joelisia. Hoje, ela é uma das lideranças do Vale do Rio Paraopeba que atuam ativamente na busca pela reparação integral dos direitos dos atingidos e pela recuperação econômica e ambiental do território.

Além das 270 mortes e da contaminação da água, do solo e do ar, o crime da Vale em Brumadinho alterou drasticamente a vida comum no Vale. A lama-rejeito destruiu a rotina de quem pescava ou plantava na beira do rio, de quem perdeu a casa, o trabalho, os vizinhos, de quem passou a ter medo da água que corre no quintal – os níveis de metais do rio são motivo de preocupação constante das autoridades sanitárias e de moradores.

Na luta contra todas essas violações, Joelisia afirma que a força coletiva do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) tem sido essencial para a conquista de direitos básicos de milhares de pessoas que hoje enfrentam uma multinacional com o poder da Vale na Justiça para tentar retomar sua vida com dignidade.

“O MAB fala minha língua, o MAB sente o que eu sinto, o MAB sofre e sente o que a população mais abandonada sente, o negro, o pobre, o índio, a mulher, os que não têm acesso à justiça. Por isso, eu visto a camisa do MAB e me enxergo dentro do MAB e vou sendo fortalecida e tentando fortalecer esse movimento”.

* Esse artigo faz parte de uma série de perfis de coordenadores do MAB produzidos em celebração aos 30 anos do Movimento.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/07/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA | A importância das assessorias técnicas na reparação socioeconômica da Bacia do Paraopeba

Instituições de justiça não podem cortar recursos destinados às assessorias técnicas que são essenciais no apoio aos atingidos durante a elaboração de projetos para a reparação econômica do território

| Publicado 02/02/2024 por Fernanda Portes

De Brumadinho a Maceió: a impunidade que gera reincidência

Após cinco anos do crime de Brumadinho, muitos direitos foram conquistados pelos atingidos, mas é preciso avançar na aplicação da justiça para se evitar que os crimes sigam se renovando