Em Seminário, Via Campesina-Brasil irá discutir diversidade sexual

Evento terá participação de pessoas LGBTI do campo, das águas e das florestas. A programação inclui a discussão de temas como a conjuntura política e os desafios do período de pandemia

Nos dias 24 e 31 de julho, das 14h às 17h30, a Via Campesina-Brasil realizará o 1ª Seminário das LGBTI da Via Campesina-Brasil. O espaço será virtual, via Zoom, e contará com a participação das LGBT do campo, das águas e das florestas de todo o país.

Com o objetivo de refletir sobre os desafios da luta pelo território, pela terra e por soberania alimentar, a atividade pretende realizar uma leitura comum sobre a atual conjuntura e os impactos da mesma na vida das LGBTI.

A Via Campesina é uma organização internacional de camponeses composta por movimentos e organizações populares. A organização visa articular os processos de mobilização social dos povos em nível internacional. Com a realização desse primeiro seminário a proposta é que esse espaço possa acumular para consolidação o debate sobre diversidade sexual e gênero no interior dos movimentos e organizações que compõe a Via no Brasil.

Sobre a realização desse debate, Dê Silva, do Coletivo LGTBI da Via Campesina-Brasil, afirma que essa discussão dá visibilidade aos sujeitos que historicamente foram invisibilizados no campo, nas águas e nas florestas. Para ela, debater esse tema é reafirmar o caráter popular da Via Campesina e outras organizações sociais. É uma forma de desmistificar essa ideia do campo majoritariamente masculino e cisgênero. A gente sabe que o campo historicamente sempre teve diversidade. Os LGBT e as mulheres apenas não foram enxergados no processo de lida com a terra e no processo de luta pela terra.”

Por isso, Dê reforça a importância da realização do seminário para reafirmar os direitos de cada sujeito e cada sujeita que compõem as fileiras das organizações sociais. “Esse tema se relaciona com a luta de nossos movimentos, porque eles são populares, são de luta e vem para reforçar o nosso caráter. Reafirmam também o nosso compromisso com a luta de classes, com a democratização do campo e da terra e reafirmam ainda que os nossos movimentos se comprometem com a diversidade humana. Nós estamos empenhados e empenhadas na construção dessa nova sociedade. E acreditamos que essa nova sociedade precisa ser baseada no respeito com o diverso”, explica .

Programação

Durante os dois dias serão discutidos temas como: “Análise de Conjuntura Política e os desafios neste período de pandemia”, “Diversidade Sexual e de gênero e Lutas de Classe no campo, nas Águas e nas Florestas”, “Os desafios da diversidade sexual e de gênero no movimento internacional da Via Campesina” e os “Desafios da pauta LGBTI na Via Campesina nacional e internacional”.

Os temas serão mediados por militantes das organizações que compõem o Coletivo LGBTI da Via Campesina-Brasil, dirigentes de diversos movimentos populares da Via, convidados do Movimento LGBTQIA+, como a presidenTRA da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT), Symmy Larrat, e integrantes da Via Campesina Internacional.

Além do português, o Seminário terá tradução para o inglês e espanhol.

*Wesley Lima é jornalista, integrante do Coletivo LGBTI Via Campesina-Brasil e do Setor de Comunicação do MST

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/12/2020 por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Via Campesina Brasil realiza 1ª Plenária LGBTI do Campo e lança cartilha de estudos

A plenária reunirá pessoas LGBTI do campo, do Brasil, numa discussão sobre a papel da diversidade sexual e de gênero na luta contra o patriarcado e o agro-hidro-minério-negócio

| Publicado 04/08/2021 por Lunamar Cristina e Wesley Lima do MST

Território e resistência: Os desafios da luta LGBTI do campo, das águas e das florestas

Último dia do Seminário LGBTI da Via Campesina aponta desafios e perspectivas

| Publicado 22/09/2023 por Arlla Xavier e Wesley Lima - MST

Via Campesina Brasil realiza Seminário e potencializa o debate da diversidade sexual e gênero nos territórios

Seminário contou com a presença de mais de 80 pessoas, com representações de outros seis países