Nota de Solidariedade do MAB aos atingidos da Alemanha e Região

Barragem no Oeste da Alemanha se rompeu e milhares de pessoas seguem desaparecidas

Por conviver no Brasil com a mesma dor e perda, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se solidariza com as famílias que estão sendo atingidas pelas chuvas e pelo recente rompimento da Barragem Rurtalsperre, no oeste da Alemanha. São três países impactados: Alemanha, Bélgica e Holanda. Até o último dia 19, foram contabilizadas 196 vidas perdidas e mais de 1.300 desaparecidas na Alemanha e Bélgica.

Foto: summarizer.co
Foto: summarizer.co

Cada vida vale muito e sabemos que o valor da perda é irreparável. O povo alemão foi e segue sendo muito solidário com os atingidos no Brasil, em especial quando sofremos com os dois crimes ocorridos em Mariana e Brumadinho no estado de Minas Gerais. Ao todo, 292 pessoas foram mortas no rompimento das Barragens do Fundão e Córrego do Feijão, das mineradoras Samarco / Vale / BHP e Vale, respectivamente, que ainda seguem impunes.

As barragens, que historicamente eram consideradas obras seguras em todo o mundo, seguem mostrando suas fragilidades e riscos para os moradores dos territórios onde são construídas.

A exploração do capital internacional nas últimas décadas coloca em risco eminente a relação entre o ser humano e a natureza. Por isso, continuaremos lutando para que o Brasil e todos os países que possuem barragens garantam políticas públicas voltadas para a segurança de suas populações e os direitos dos atingidos.

Nos unimos ao povo alemão nesse momento para exigir o respeito à vida, à natureza e aos direitos humanos em todo o mundo e solicitamos atendimento imediato às demandas dos atingidos por parte dos governos dos países envolvidos. 

Recebam nosso abraço carinhoso, fraterno e solidário.

Águas para a vida, não para a morte!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/08/2021 por MAB PA

NOTA FETAGRI-PA | Ameaças não nos intimidam!

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará denuncia ameaças e atentado sofridos pela vice-presidenta da organização e cobra apuração do caso por parte das organizações competentes.

| Publicado 08/12/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Nota pública | Solidariedade aos povos de Barcarena

Após explosão de depósito da Imerys Rio Capim, Frente em defesa dos territórios manifesta repúdio às ações/omissões criminosas das empresas atuantes em Barcarena e cobra providências e apuração de crime de responsabilidade pública

| Publicado 21/07/2023 por MAB ES

NOTA | Carta da sociedade civil capixaba ao Governo Federal

A hora e a vez da reparação justa e integral!