Atingidos pelo rompimento da barragem da CASAN em Florianópolis conseguem avançar em negociação com a companhia

Em janeiro deste ano, mais de 40 famílias foram diretamente atingidas após o rompimento de uma represa de infiltração da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em Florianópolis, Santa Catarina. Os atingidos seguem lutando para garantia dos seus direitos.

Nesta segunda feira (14), ocorreu uma reunião entre a comissão dos atingidos pelo rompimento da barragem da CASAN com a diretoria da empresa para discussão da pauta de reivindicações das famílias atingidas, entregue no dia 8 de março.

Reunião na sede da CASAN tratou de pauta de reivindicação dos atingidos.

“Este foi um momento de restabelecimento de diálogo entre a Companhia e a Comissão dos Atingidos, que é resultado das ações coletivas das famílias junto ao MAB, que vem denunciando as injustiças ocorridas e pressionando a CASAN “, afirma Rodrigo Timm, advogado popular que é da Coordenação Estadual do MAB e tem acompanhado as negociações.

Alguns dos pontos levantados em pauta pelos atingidos já haviam sido acordados com a empresa, mas a companhia seguia sem atender demandas acertadas como: atendimento psicológico, serviço médico e atendimento veterinário e maior segurança para os moradores. Além disso, foram colocadas em pauta pendências sobre as negociações individuais, relacionadas à subvalorizarão do preço de mercado dos automóveis perdidos e diminuição do valor venal dos imóveis danificados por parte da companhia. Foi apresentada também a necessidade da construção participativa de um edital de reparação de danos morais.

O processo organizativo, porém, rendeu avanços nas negociações. Foram realizados novos acordos atendendo à pauta de reivindicações no que se refere ao atendimento médico e veterinário, além de um edital de atendimento psicológico para os moradores. Sobre a segurança dos atingidos, foi acordada a abertura de um canal de comunicação através de um programa de informação permanente sobre a situação da barragem, além da contratação de um vigilante na rua. Foram negociados também ajustes em valores subestimados nas negociações individuais. Sobre a pauta dos danos morais, foi atendida a reivindicação de elaboração de um edital com a participação da comissão.

“A experiência que o MAB acumula ao longo de décadas de tratativas com empresas e comunidades atingidas mostra que tratar a indenização de dano moral ou de dano material é mais benéfico para as famílias na via administrativa, uma vez que se evita a demora e os custos de eventuais ações judiciais em que os atingidos terão de esperar anos para receber os valores de indenização”, afirma Rodrigo Timm sobre a elaboração participativa do edital de reparação de danos morais.

Neste sentido, Thaliny Moraes, atingida pelo rompimento da barragem da CASAN e membro da Comissão dos Atingidos, reafirma que estes avanços são importantes porque eles dão resposta para questionamentos dos moradores que tinham sido feitos há meses, desde o início das negociações. “Além disso, a reabertura deste canal de negociação é fundamental porque faz com que os moradores entendam que é só através da luta coletiva que a gente consegue avanços. E nós agradecemos ao MAB pela força que têm nos  dado e por garantir que este coletivo continue firme até o final das negociações”, destaca a moradora.

Durante o encontro, foi agendada uma nova reunião com a empresa para dar continuidade às negociações. No próximo dia 25, completam-se cinco meses do rompimento e as famílias estão organizando uma assembleia popular, com atingidos e entidades envolvidas no tema para discutir os próximos passos da organização e da luta pela reparação socioambiental da região da Lagoa da Conceição.

“Ainda existem muitos desafios pela frente e muitos direitos a conquistar, embora avaliemos que a postura da CASAN foi positiva ao se reunir com os atingidos e reconhecer a importância de atender suas reivindicações. Entendemos que é este o papel de uma empresa pública com responsabilidade social e manifestamos que o MAB e a Comissão de Atingidos permanecerão atentos e vigilantes até que cada família atingida seja integralmente reparada”, reafirma Mariah Wuerges, da coordenação estadual do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Santa Catarina

Rompimento da barragem da CASAN em Florianópolis: 2 meses sem reparação

Empresa não cumpre acordos firmados com atingidos referentes a atendimentos básicos imediatos e pagamentos às famílias que perderam tudo após o evento

| Publicado 09/11/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Em nota, atingidos pela Barragem da Casan repudiam edital de reparação de danos extrapatrimoniais da companhia

Nota pública dos moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte, de Florianópolis (SC), denuncia Companhia que propõe indenização irrisória para atingidos pelo rompimento da barragem que aconteceu em 25 de janeiro deste ano

| Publicado 12/10/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

CASAN ameaça cobrar de famílias atingidas diária de estacionamento onde estão as carcaças dos seus veículos destruídos

Maioria das 280 famílias atingidas pelo rompimento do reservatório da Casan, na capital catarinense, ainda não foi indenizada integralmente