Lei Assis Carvalho 2 pode socorrer pequenos agricultores e aumentar oferta de alimentos no país

Movimentos do campo celebraram a aprovação do Projeto de Lei (PL) que ocorreu na terça-feira, 8, que pode fomentar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar no país

Produção de mandioca no estado do Pará. Foto: Diego Inove
Produção de mandioca no estado do Pará. Foto: Diego Inove

Foi aprovado na terça-feira (8), na Câmara de Deputados, o Projeto de Lei 823/2021, também conhecido como Lei Assis de Carvalho II, que prevê medidas de incentivo à produção de alimentos básicos para se combater a fome que avança no país durante a pandemia do COVID-19 e fortalecer a agriculta familiar. O projeto que agora segue para votação no Senado inclui várias medidas de socorro a pequenos produtores rurais que devem possibilitar o reabastecimento de produtos alimentícios que estão em falta no mercado, provocando o aumento de preço de itens básicos da mesa do brasileiro. De acordo com o frei Sérgio Antônio Grogen, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), é muito importante que a lei seja aprovada ainda no Senado e não seja vetada pelo presidente Bolsonaro (que já vetou uma versão anterior do PL) para garantir o combate à fome nesse contexto.

A lei vai beneficiar os pequenos produtores, os agricultores familiares e os camponeses de todo o Brasil para que eles possam ampliar a produção de alimentos para o seu próprio consumo e para o mercado interno nacional. Diante da situação que o país está vivendo de inflação de insumos básicos e de crescimento da fome, é muito importante aumentar a disponibilidade de gêneros alimentícios e torná-los acessíveis para toda a população”, defende frei Sérgio.

Responsáveis pelo cultivo de cerca de 70% dos alimentos consumidos no país, os agricultores familiares estão com dificuldades para produzir e vender sua safra, tendo ameaçada a continuidade de sua atividade e, por consequência, a segurança alimentar no território brasileiro.

Entre as medidas contempladas pelo PL Assis Carvalho II está o acesso ao auxílio emergencial por parte dos agricultores familiares. A lei também contempla a oferta de crédito no valor de R$ 2.500,00 a 3.500,00 a fundo perdido para aumentar a produção de alimentos para o consumo das próprias famílias de agricultores e para a região onde elas vivem. “È realmente pra família poder investir sem preocupação de gerar novas dívidas e poder produzir alimentos básicos para o abastecimento local”, explica frei Sérgio.

Outra linha de crédito emergencial no valor de R$ 10.000,00 (que deve ser pago em 10 anos sem juros) tem o foco de aumentar a oferta de alimentos no mercado nacional. “Esse crédito é focado em agricultores que têm mais estabilidade financeira (porque o valor deve ser devolvido), mas é de fundamental importância para aumentar significativamente a oferta de alimentos que estão em falta no cenário nacional”, afirma o militante do MPA.

O frei explica que outras medidas importantes previstas são a assistência técnica para os produtores e uma renegociação de dívidas de pequenos agricultores que foram provocadas por transtornos climáticos como secas, estiagens ou dificuldades de acessar o mercado. Segundo frei Sérgio, a mobilização dos movimentos do campo foi de grande importância para o avanço  do projeto e deve continuar existindo até a aprovação final do projeto.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/08/2020 por Cristiane Sampaio / Brasil de Fato

Senado aprova auxílio emergencial para agricultores familiares

Texto foi chancelado por unanimidade após acordo entre as bancadas da Casa

| Publicado 14/07/2020 por Marcos Corbari / Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

PL da agricultura camponesa: entenda o que reivindicam os movimentos populares

O projeto, que pode ser colocado em votação na Câmara dos Deputados a qualquer momento, já apresenta conquistas fruto de mobilização, mas ainda precisa ser aprimorado, de acordo com os movimentos que tratam do tema

| Publicado 08/07/2020 por MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores

PL da Agricultura Familiar precisa ser votado na Câmara, alertam movimentos

Nesta terça-feira (7), a votação do projeto foi, mais uma vez, adiada