Nota da POCAE em solidariedade aos trabalhadores em greve da Petrobras Biocombustíveis

Trabalhadores lutam contra a privatização da subsidiária que é uma das maiores produtoras de biodiesel do país.

Trabalhadores da PBio em Montes Claros (MG) em greve contra à privatização da estatal. Foto: Sindipetro MG

 A Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia (POCAE) manifesta todo o seu apoio e solidariedade à greve dos trabalhadores petroleiros/as da Petrobras Biocombustíveis – PBio. A greve por tempo indeterminado foi deflagrada no dia 20 de maio, paralisando as atividades nas usinas de Candeias (BA), Montes Claros (MG) e na sede administrativa da subsidiária no Rio de Janeiro. O objetivo é barrar a privatização da PBio, anuciada em julho de 2020, e garantir o emprego e os direitos dos/as trabalhadores/as dessas unidades.

A PBio, fundada em 2008, é uma das maiores produtoras de biocombustíveis do país, produzindo biodiesel a partir de oleaginosas, gordura animal e óleos residuais provenientes da agricultura familiar. Trata-se, portanto, de uma empresa estratégica que possibilitou a diversificação produtiva da Petrobras e que executa uma política nacional de transição energética, produzindo energia por outros meios que não a de origem fóssil, uma tendência em todo mundo. A PBio representa a construção de um futuro que prioriza e concilia o desenvolvimento social com a responsabilidade ambiental.

O Governo Bolsonaro, neste momento grave de crises sanitária, econômica e ambiental, ao invés de insistir na privatização das empresas públicas, deveria priorizar a efetivação da vacinação, do auxílio emergencial e outras medidas que garantam dignidade ao povo e contribuam para a construção de um futuro socialmente e ecologicamente justo. A venda da PBio é mais um dos crimes de Bolsonaro contra a soberania nacional. É um processo de saqueio e pilhagem de patrimônio público e só beneficiará os grupos privados que dão sustentação ao governo.

Com isso, a POCAE expressa toda solidariedade e apoio aos petroleiros em greve e convoca todas as organizações da classe trabalhadora brasileira a se mobilizarem contra os ataques aos direitos trabalhistas a ao entreguismo de Bolsonaro, que, neste momento, vende a preço de banana empresas estratégicas para o país, como as refinarias e subsidiárias da Petrobras e também a Eletrobras.

Devemos seguir mobilizados para que estas empresas sejam 100% públicas, e que cumpram seu papel de impulsionar a construção de um futuro com soberania e um desenvolvimento justo, com destinação de recursos para a saúde, educação, ciência, tecnologia, incentivo a alternativas energéticas, emprego e direitos para o povo brasileiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 28/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Representantes do MAB e da Petrobras se reúnem no Rio de Janeiro para discutir pautas comuns e parcerias

Durante reunião, realizada na sede da Petrobras, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB apresentaram suas reivindicações sobre direitos das populações atingidas, custo dos combustíveis, soberania e transição energética

| Publicado 18/01/2022 por *João Antônio de Moraes e Luiz Alencar Dalla Costa

Combater o aumento abusivo dos combustíveis. Por que Lula tem razão?

Política de preços de combustíveis baseada no mercado internacional penaliza os brasileiros, desestimula a indústria e prejudica o desenvolvimento econômico do país.

| Publicado 16/05/2023

NOTA | Mudar a política de preços e baixar o valor dos combustíveis e do gás de cozinha: decisão corretíssima

Acompanhamos, neste dia 16 de maio, o anúncio da redução nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil