Nota de apoio à Ocupação Aldir Blanc

O MAB se solidariza com as famílias de Cachoeiras do Macal (RJ), ameaçadas de serem despejadas do seu Acampamento, mesmo durante a pandemia

O Movimento dos Atingidos por Barragens vem manifestar toda a solidariedade e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que lutam pelo direito à moradia no acampamento Aldir Blanc, no bairro do Taboado em Cachoeiras de Macacu (RJ).

No último dia 7 de maio, a Procuradoria Geral do Município entrou com um pedido na Justiça para que as famílias que ocupam aquele local desfaçam suas construções e não possam seguir com as obras, sob ameaça de multa, demonstrando claramente uma lamentável tentativa de intimidação do poder público para com as famílias que ocupam a área.

Sabemos que a luta por moradia em Cachoeiras de Macacu se faz cada vez mais urgente, uma vez que a Prefeitura Municipal não tem nenhum programa de habitação que dê conta da garantia deste direito das famílias que não têm onde morar.

Sabemos também que a propriedade ocupada na região do Taboado é uma área que foi desapropriada em 2003 para fins de construção de casas populares. Ressaltamos ainda que não se justificam as atitudes da Prefeitura com a alegação do terreno estar à margem do rio Macacu, já que a menos de 500 metros do local há um condomínio à margem do rio que não sofre a mesma pressão.

Diante disso, o MAB se manifesta em apoio aos acampados, exigindo que a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu não deixe que as famílias que ocupam essa área tenham que viver na rua em um momento tão delicado como este da pandemia do COVID 19. Ainda lembramos as autoridades locais que deve ser cumprida a recomendação do Conselho Nacional de Justiça que orienta que não sejam feitos despejos em meio à pandemia.

Queremos expressar ainda nossa solidariedade à comunidade do Boqueirão, que é citada na ordem de despejo como um mau exemplo de modelo de ocupação. Entendemos as dificuldades que os moradores de áreas carentes sofrem e a culpa disso não pode ser posta no povo que ali reside. A ausência de politicas públicas em áreas periféricas e de zona rural em Cachoeiras de Macacu tem deixado as comunidades isoladas e abandonadas e isso deve ser apontado como a causa dos problemas de urbanização.

No mais, o Movimento dos Atingidos por Barragens se coloca à disposição das famílias do acampamento para fazermos a luta por moradia em Cachoeiras, esses que são em sua maioria trabalhadores e trabalhadoras desempregadas por falta de investimento e planejamento do poder público local e estadual.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/05/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MA

MAB se reúne com Secretaria de Direitos Humanos no Maranhão para discutir crime de Aurizona

Atingidos pelo rompimento de barragem da Empresa Equinox Gold, em Godofredo Viana (MA), enfrentam problemas de acesso à água e assistência médica, entre outros

| Publicado 03/05/2021

Nota de repúdio à invasão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (PA)

Esse ato não é isolado, mas faz parte de uma escalada de violência contra defensores de direitos humanos na Amazônia

| Publicado 19/05/2021 por Nota Coletiva

Nota: Não ao termo de compromisso positivo entre o MPMG e a Mineradora SAM

Acordo entre Ministério Público de Minas Gerais e Sul Americana de Metais pode ser fechado sem consulta às Comunidades Geraizeiras do Vale das Cancelas, que será atingida pelo empreendimento da mineradora