MAB pede ao CNJ e CNMP fim da quitação final no processo indenizatório no Rio Doce

Diante do anúncio de uma repactuação entre governos e empresas sem a participação dos atingidos, o MAB tem discutido propostas com as comunidades e reivindicado que minimamente as conquistas do acordo de Brumadinho realizado em fevereiro deste ano, sejam mantidas.

Foto: Gabriel Lordello

Desde que foi anunciada uma repactuação que está sendo acordada entre governos e empresas sem a participação dos atingidos, o MAB tem discutido propostas com as comunidades e reivindicado que, no mínimo, sejam garantidas as conquistas do acordo de Brumadinho feito entre o governo de Minas Gerais e a Vale em fevereiro deste ano.

No dia em que se completaram 2000 dias do crime da Samarco (Vale\BHP Billiton), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu com Maria Thereza Uille Gomes e Tarcila Santos Britto Gomes, conselheiras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para tratar de questões relacionadas à indenização aos atingidos na Bacia do Rio Doce.

Desde que foi anunciada uma repactuação que será realizada entre governos e empresas sem a participação dos atingidos, o MAB tem discutido propostas com as comunidades e reivindicado, que, no mínimo, as garantias conquistadas no acordo de Brumadinho fechado entre o governo do estado de Minas Gerais e a Vale, em fevereiro deste ano sejam mantidas.

Nesta reunião, o Movimento apresentou os desafios em relação ao processo de indenização que tem acontecido na bacia nos últimos anos. Um dos pontos centrais ressaltados pelo movimento foi a necessidade do fim da clausula de quitação final nos acordos assinados no Sistema de Indenização Simplificado (NOVEL). “Esta quitação não tem sentido, visto que os danos continuam acontecendo e que diversos estudos ainda estão em curso para avaliação de danos ambientais a pedido do próprio juiz que conduz o processo”, comenta Leticia Faria, moradora de Mariana e integrante da coordenação do MAB.

Foram debatidos também, durante a reunião, os temas de acesso à justiça e a postura da Fundação Renova nos territórios. Em relação ao acesso à Justiça, o principal ponto levantado foi o direito de amplo acesso ao Novo Sistema Indenizatório através das Defensorias Públicas para a população que se enquadra nos critérios de atendimento por esse órgão sem depender da ação de advogados particulares.

Para Leticia, a postura da Fundação Renova tem limitado o direito dos atingidos à indenização, principalmente por parar os pagamentos que estava fazendo anteriormente ao NOVEL, através de outros programas.

“Em muitos locais atingidos, a Renova retirou os escritórios do Programa de Indenização Mediada (PIM) logo após o NOVEL começar a funcionar para aquele município. O movimento cobrou ações das Instituições de Justiça em relação a essa postura da Fundação Renova e em relação aos demais temas discutidos para que os direitos dos atingidos sejam de fato garantidos.”, afirma Oliveira.

Além da indenização justa, o MAB e outras organizações de base tem discutido as seguintes propostas gerais para a repactuação:

  • Programa de transferência de renda, recurso destinado a combater a vulnerabilidade social e garantir as condições básicas de sobrevivência das famílias atingidas até a reparação integral.
  • Fundos para o Desenvolvimento Regional: investimento para garantir condições de trabalho na agropecuária, na cadeia da pesca e em outras atividades garantindo atenção especial às mulheres e pessoas negras por meio de um fundo para a calha do Rio Doce e o litoral capixaba.
  • Assessoria técnica independente com autonomia e capacidade para direcionar demandas, além de contribuir na elaboração e acompanhamento de projetos efetivos de reparação em cada cidade atingida, garantindo a participação informada das famílias.
  • Instrumentos de participação popular que permitam o real envolvimento dos atingidos, decentralizando as decisões na Justiça Federal e fortalecendo os atingidos organizados em iniciativas coletivas com o devido acompanhamento das assessorias técnicas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 16/03/2022 por Coletivo de Comunicação MAB ES

Representantes do MAB participam de reunião no CNJ para tratar de repactuação do Rio Doce

Encontro integra a programação da Jornada de Lutas do 14 de março e tratou do acordo de repactuação em relação à reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, que tem sido discutido sem a participação dos atingidos

| Publicado 15/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

No rio Doce, atingidos organizam petição online para evitar “quitação geral” e pedem programa de transferência de renda

Pedido é para que Romeu Zema (Minas gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo) acolham demandas dos atingidos dentro dos novos acordos anunciados com participação do Supremo Tribunal Federal (STF)

| Publicado 14/08/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA | Governadores de MG e ES defendem novo acordo para o crime da Bacia do Rio Doce sem participação dos atingidos

Romeu Zema (Novo-MG) e Renato Casagrande (PSB) anunciam apoio a acordo de repactuação que favorece interesses de mineradoras Vale, BHP e Samarco