Como parte da jornada de março, MAB entrega reivindicações dos atingidos ao governo de Minas Gerais

No Dia mundial da Água (22), em reunião online, a coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens entregou para secretaria de governo e instituições mineiras a pauta das lutas no estado

Como parte das ações da Jornada Estadual de Lutas de março de 2021, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou para a secretaria de governo e instituições de justiça a pauta dos atingidos e atingidas em Minas Gerais.

No mês da jornada de lutas, em que o MAB completa 30 anos de organização, foram apresentados pontos importantes de reivindicações, como as pautas históricas do passivo socioambiental de empresas estatais e privadas.

Com o lema “Água Limpa, comida na mesa, trabalho e participação. Este é o acordo que queremos” as reivindicações foram apresentadas ao Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, ao Secretário-Geral do Governo de MG, Prof. Matheus Simões de Almeida e a Paulo César Lima, Coordenador da Cimos (Coordenadoria de Inclusão de Mobilizações Sociais) do Ministério Público de Minas Gerais.

Dentre os pontos, está o apoio as políticas de direito dos atingidos por barragens, PNAB e PEAB, a criação de um Fundo Estadual de Desenvolvimento das regiões atingidas por barragens, e, a mais latente, a retomada do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Veredas Sol e Lares.

Para os atingidos da bacia do rio Doce, o MAB reivindica pontos estruturantes, como a participação dos atingidos, sociedade civil e do MAB no processo de repactuação, um programa de renda para os atingidos pelo crime da Samarco/Vale/BHP Billiton, além do início das Assessorias Técnicas, conforme o termo aditivo no Termo de Ajuste de Preliminar (ATAP).

Nas regiões ameaçadas por rompimentos de barragens, como Congonhas, Barão de Cocais, Ouro Preto, Itabirito, entre outras cidades, o MAB entende que é necessário ampliar os avanços alcançados pelos atingidos em Itatiaiuçu. 

Na reunião, o secretário de governo Matheus Simões se comprometeu em conversar com a Cemig e ver uma possível agenda entre a instituição e MAB para reunião sobre o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Veredas Sol e Lares, com retorno ainda nesta semana, além de inteirar-se do processo. O secretário ainda pontuou propostas de como organizar melhor o acompanhamento do Estado em relação as pautas apresentadas pelo MAB envolvendo outras secretarias. 

Para Joceli Andrioli, da coordenação nacional do MAB, os atingidos têm pautas diretas com o governo do estado, como no Vale do Jequitinhonha e Pardo.

“Nas questões de rompimento de barragens, na bacia do rio Paraopeba temos o desafio de como garantir e construir uma estratégia de recuperação e desenvolvimento da bacia. Na bacia do rio Doce, sabemos do tamanho do problema e dos desafios dessa repactuação”, afirma Andrioli.

Dívida social com atingidos em Minas Gerais

O MAB entende, com as diversas violações que os atingidos por barragens sofrem ao longo dos anos, que o Estado brasileiro tem uma dívida histórica com essa população. O movimento apresentou aos representantes das instituições algumas demandas para superação dessa dívida social.

O reconhecimento de todos os atingidos que estão abaixo das barragens, a garantia de acesso à água, ao saneamento e à energia de qualidade, a titularização das terras dos atingidos, inclusive das terras dos reassentamentos construídos.

Sobre a questão fundiária, o Procurador Geral do Estado, Jarbas Soares, apontou que o Tribunal de Justiça de Minas Geais (TJMG) irá chamar para o Centro de Medição (Cesjuc) algumas demandas do Norte de Minas Gerais.

“Se for construído a todas as mãos, teremos um modelo [de regularização] a ser replicado em todo Brasil e em Minas, especialmente. Temos a questão fundiária em Rio Pardo, Salinas, Espinosa. Pela informação que temos o Cejusc chamará o processo, e quem sabe consigamos o modelo que seja justo, adequado”, colocou o Procurador.

O Coordenador da Cimos, Paulo Cézar Vicente, convidou o MAB para reunião com os coordenadores as regionais da Cimos para apresentação das demandas do movimento, afim de seguir um caminho conjunto nas ações para os desenvolvimentos e questões relacionadas a água.

Repactuação do rio Doce

O Procurador Jarbas Soares informou que receberá nesta semana o presidente da Fundação Renova, instituição que o Ministério Público de Minas Gerais pede em ação o fim das atividades por descumprimento dos objetivo e denúncias de irregularidades.

Além de reunião com o juiz do caso, Mário de Paula, Jarbas apontou que está sendo desenhado uma repactuação do processo, uma vez que o Estado brasileiro precisa dar uma resposta mais contundente a forma como que foi feita em Mariana.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/11/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos das Bacias do Rio Doce e Paraopeba se reúnem em ato por justiça em Belo Horizonte

Protestos fazem parte da jornada 6 anos do crime de Mariana e 3 anos de Brumadinho. Atos reivindicaram suspeição do juiz Mário de Paula e maior participação dos atingidos em acordo de repactuação

| Publicado 21/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

MAB promove encontro entre atingidos de Congonhas (MG)

Moradores que vivem abaixo da Barragem da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), maior localizada em área urbana na América Latina, relatam o medo e o descaso da empresa diante de risco de rompimento

| Publicado 25/02/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB realiza ato em Belo Horizonte exigindo cumprimento da Lei Mar de Lama Nunca Mais

Lei sancionada em 2019 estabeleceu o prazo de três anos para que mineradoras se adequassem às novas normas de segurança, mas companhias seguem descumprindo a legislação