Atingidos plantam mudas na bacia do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo em comemoração a Semana das Águas

Ato simbólico reforça comemoração aos 30 anos do movimento e pelo Dia Mundial da Água

Foto: MAB/MG

Em comemoração da Semana das Águas dos atingidos por barragens na bacia do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo, foi realizada de forma simbólica o plantio de mudas nos municípios de Almenara, Padre Carvalho, Araçuaí, Indaiabira e na barragem do Setúbal. A ação foi realizada nos dias 16 e 17 de março e celebrou também os 30 anos de luta do MAB.

Diante de todas as condições difíceis que enfrentamos no atual cenário, a esperança é um imperativo, assim como a resistência. E nada melhor para dar materialidade a essa esperança do que plantar árvores, na avaliação do movimento.

O ato reforçou as pautas exigidas pelos atingidos. Em Padre Carvalho, a mensagem de luta foi pela demarcação do território tradicional geraizeiro, sem eucalipto e mineração. As comunidades afirmam que não querem a Mineradora Sul Americana de Metais (SAM) em seu território. Os atingidos aproveitaram para cobrar do governo estadual a recategorização do Parque Estadual de Grão Mogol cuja área de abrangência está sobreposta ao território geraizeiro.

 Em Araçuaí, a reivindicação foi ao governo de Minas Gerais pelo acesso à água para famílias que moram a margem do rio Setúbal e para as comunidades nas proximidades da barragem do Calhauzinho e que não possuem o acesso.

Almenara trouxe pautas ao acesso a água pelos moradores, além da escassez hídrica, os governantes não asseguram o direito à água pelas famílias.

Em Indaiabira, além de reivindicações, a população comemora a recuperação da nascente Olhos D`água que voltou a minar água assim que o eucalipto foi retirado da região.

Foto: MAB/MG

O MAB cobra a reparação dos impactos gerados pela Usina Hidrelétrica de Irapé, além da retomada do projeto Veredas Sol e Lares, conquista dos atingidos junto à CEMIG e que, atualmente, se encontra em sérias dificuldades de execução devido às decisões tomadas pela companhia.

Além de todas essas pautas, o movimento reafirma a palavra de ordem: VACINA PARA TODOS e FORA BOLSONARO e nossa solidariedade a todos os atingidos por barragens e pelas vítimas da covid-19.

O MAB agradece o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas e Campus Araçuaí, e ao Viveiro Salinense pela doação de um total de 130 de mudas de diferentes espécies. E aos demais parceiros que contribuíram com este ato simbólico.

Plantar é uma metáfora sobre esperança, é um ato de fé. A resistência já preparou o solo. A luta o tornou fértil, A esperança tornou a semeá-lo. E que, juntos, esses três elementos permitam as comunidades a ver crescer a árvore da vida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos manifestam contra o descaso da CEMIG no Projeto Veredas Sol e Lares, Vale do Jequitinhonha

CEMIG pausou o projeto do Veredas Sol e Lares e não mantém atingidos informados sobre a continuação da construção da usina

| Publicado 27/06/2020

Usina solar, em MG, terá retorno das obras pós pandemia

Conquista dos atingidos vai gerar benefícios para 1200 famílias do norte de Minas Gerais

| Publicado 17/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Na semana de aniversário, MAB organiza reuniões com Defensoria Pública e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Movimento celebra parceria com entidades e traz as pautas emergenciais sobre as condições de vida do povo na pandemia