No Espírito Santo, emenda parlamentar garante projeto sobre saúde coletiva nos territórios atingidos

MAB quer que toda população atingida tenha a oportunidade de conhecer, em linguagem acessível, não só a realidade da contaminação do ambiente em que vivem, mas também a estrutura e a história do SUS

Na sexta-feira (19), o Movimento de Atingidas e Atingidos por Barragens teve uma reunião com Nésio Fernandes, Secretário Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo. O encontro é fruto de uma parceria iniciada em 2019 com a diligência dos deputados Iriny Lopes, pela comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), e Helder Salomão, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Nésio Fernandes, Secretário Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo. Foto: Izabela Bontempo

A diligência resultou em relatório, que compilou várias denúncias sobre a Fundação Renova e o fracasso das tentativas “oficiais” de reparação.

Um dos pontos destacados pelos atingidos foi a questão da saúde. Até hoje, nenhum território atingido recebeu alguma iniciativa neste sentido por parte da Fundação Renova, apesar das constantes reclamações, que vão desde doenças gástricas e de pele até o aumento de casos de aborto espontâneo.

A discussão da contaminação e da saúde no Rio Doce sempre foi pauta do MAB que, além da diligência nos territórios com os parlamentares, também atuou em conjunto com as prefeituras nos Planos Municipais de Saúde dos Atingidos (nunca executados pela Renova).

O movimento realizou em 2019 a 1ª Feira de Saúde dos Atingidos do Espírito Santo, em Baixo Guandu. Na ocasião, o secretário Nésio Fernandes dividiu a mesa com a pesquisadora Dulce Pereira, e o então prefeito Neto Barros pode conhecer um pouco sobre a situação dos atingidos.

1ª Feira de Saúde dos Atingidos do Espírito Santo, em Baixo Guandu (2019). Foto: Izabela Bontempo.

Na reunião desta sexta-feira, o MAB teve a oportunidade de firmar o compromisso de realizar um projeto voltado à saúde coletiva dos atingidos no Rio Doce, que ajude a informar a população sobre os dados produzidos sobre contaminação do ambiente, e popularizar o debate sobre as práticas integrativas de saúde oferecidas pelo SUS.

A ideia é que as mulheres, os pescadores, ribeirinhos, surfistas, e também os agentes e conselheiros de saúde, as lideranças de entidades representativas e todos habitantes dos territórios atingidos tenham a oportunidade de conhecer, em uma linguagem fácil e acessível, não só a realidade da contaminação do ambiente em que vivem, mas também a estrutura e a história do SUS.

Em um momento de crise aguda na sociedade por causa da pandemia, que agrava mais ainda a situação das comunidades atingidas, a perspectiva de levar o debate da saúde coletiva, auto cuidado, informação e formação sobre o SUS é bastante oportuna.

A reunião fez parte da jornada de luta deste mês de março. Em 2021, a jornada é em comemoração aos 30 anos de fundação do Movimento dos Atingidos por Barragens, uma trajetória vitoriosa que projeta no futuro a resistência e organização dos povos atingidos contra a ganância do capital.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/02/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Espírito Santo

Camaroeiros da Praia do Suá, no Espírito Santo, recebem valor do Lucro Cessante referente ao crime da Samarco

Com a assinatura do acordo, em dezembro de 2019, os camaroeiros receberam as parcelas referentes ao período retroativo; a partir de agora, receberão anualmente o valor acordado. Conquista é fruto de luta e organização da categoria

| Publicado 30/07/2020 por João Paulo / Coletivo de Comunicação MAB

Atingidos reúnem mais de 30mil assinaturas pela manutenção do AFE no rio Doce

Abaixo-assinado foi protocolado hoje (30) pela atingida Joselita Maria, de Colatina/ES, durante reunião do Comitê Interfederativo

| Publicado 04/07/2020 por João Paulo / Coletivo de Comunicação MAB

Em meio a pandemia, Vale anuncia corte de auxílio dos atingidos no rio Doce

Em carta aos beneficiados, Fundação Renova alega que a manutenção do pagamento “não se justifica”; atingidos do Espírito Santo estão revoltados com a medida da empresa