Campanha da Fraternidade 2021: nota de solidariedade do MAB ao CONIC e CNBB

Movimento dos Atingidos por Barragens repudia avanço conservador e ataques à campanha deste ano

Vivemos tempos difíceis em nosso país, com uma grave crise econômica, política e sanitária, refletida no aumento do desemprego, da miséria, retrocesso nos direitos sociais, ambientais, privatizações e na morte de mais de 234 mil pessoas causadas pela Covid-19.

Situação agravada pela condução do atual governo federal que, desde o início, nega a pandemia e as medidas de isolamento social, desrespeitando as orientações dos órgãos internacionais e nacionais de saúde e agora nega a continuidade do auxílio emergencial tão necessário para a sobrevivência, em especial, dos mais pobres.

Ressaltamos que a Campanha da Fraternidade realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma historicamente teve o objetivo de conduzir a comunidade católica a refletir justamente sobre problemas concretos do país, como saúde pública, cuidado com o meio ambiente, acesso às políticas públicas, entre outros.

De tempos em tempos, a Campanha da Fraternidade é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras igrejas cristãs. Esse ano, o texto-base foi construído pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do qual também faz parte a Igreja Católica, e cujo tema é “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor”, com o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef2, 14a). Tanto o tema como o lema nos convidam a refletir sobre o verdadeiro diálogo e a unidade.

As temáticas, além de representarem importantes ferramentas de formação, escuta e organização, podem representar uma ponte para troca entre diferentes convicções, oportunizando que a democracia possa ser exercida e temas de grande relevância para o atual momento possam ser debatidos, abordados e construídos coletivamente.

Mesmo assim, o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2021 vem sendo duramente atacado por grupos conservadores, que promovem a propagação de fake news e produção de conteúdo com o intuito atacar diretamente o CONIC e a CNBB.

Tais ações demostram a intolerância e o preconceito alimentado por esses grupos, que não admitem o diálogo, discussões e debates sobre temas sociais. Cada vez mais, o aumento do conservadorismo no país reforça essas condutas antiecumênicas, negacionistas e violentas contra aqueles que lutam em defesa dos direitos e questionam as injustiças sociais que acometem toda a sociedade.

As vidas são relativizadas e os discursos de ódio inflamados. Para estes conservadores, o diálogo e a reflexão tornam-se extremamente perigosos, pois ameaçam a sua perpetuação.

Diante disto, o MAB repudia publicamente tais ataques conservadores e manifesta total apoio e solidariedade ao CONIC e CNBB, entendendo o papel histórico que a Campanha da Fraternidade desempenha e desempenhará no ano de 2021.

E, sobretudo, defendemos que estas não podem calar-se neste momento, frente a tamanhos retrocessos nos direitos, intolerância e preconceitos. Esta é a verdadeira fraternidade, comprometida com o amor e a unidade do povo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/02/2021 por ANAB, CASEC, MAM, Movimento dos Atingidos por Barragens, PSOL, PT

Prejudicados por acordo bilionário, atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho acionam STF

Com o apoio de ANAB, CASEC, PSOL e PT, ação reivindica escuta e reparação integral dos danos na bacia do rio Paraopeba

| Publicado 04/02/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Nelito

Movimento dos Atingidos por Barragens sente muito a perda do religioso que atuava em Minas Gerais em defesa das causas justas

| Publicado 04/02/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Nota | MAB irá recorrer ao STF, após acordo entre Vale e governo de MG sobre Brumadinho

Movimento não aceita valores rebaixados, falta de participação nas negociações e estuda entrar com recurso no Supremo para garantir reparação integral aos atingidos da bacia do rio Paraopeba