No Maranhão, MAB dialoga com governo do estado para melhorias na produção agrícola de atingidos

Ficou definida a entrega de 10 kits de irrigação para famílias de áreas rurais, visitas técnicas da equipe da SAF nas comunidades atingidas; deputado Adelmo Soares se compromete a pautar PEAB na ALEMA

Em São Luís, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens realizaram uma rodada de negociações com secretárias e órgãos do Governo do Estado do Maranhão na semana passada.

Na audiência ocorrida na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que contou com a presença do Secretário Rodrigo Lago e o técnico na Superintendência de Tecnologias Sociais da SAF, José de Mesquita, foram apresentadas e discutidas demandas da pauta de reivindicações dos atingidos e atingidas no Maranhão.

Ficou definida a entrega de 10 kits de irrigação para famílias de áreas rurais organizadas no MAB, visitas técnicas da equipe da SAF nas comunidades atingidas, visando atender as demandas das famílias de acordo com o potencial a viabilidade produtiva da região, além de outras questões.

Segundo Dalila Calisto, da coordenação do MAB Piauí-Maranhão, a reunião é parte de um processo de negociação, que vem avançando a partir de esforços coletivos em torno da construção de diálogo permanente com o Governo do Estado, somado às várias ações de luta que os atingidos e atingidas tem realizado no último período, no estado do Maranhão.

“Sem sombra de dúvida, este processo só vem sendo possível nessa conjuntura porque estamos falando de um governo democrático-popular, que pensa e realiza ações visando a melhoria da vida do povo mais pobre, sobretudo em tempos de pandemia”, comenta Dalila.  

Na manhã de quarta-feira (27), na capital São Luís, o MAB também esteve reunido com o Deputado Estadual, Adelmo Soares (PCdoB), que é parceiro do movimento e têm reiterado o seu compromisso com a luta dos atingidos por barragens no estado.

Durante a reunião, o deputado estadual Adelmo Soares se comprometeu a colocar em pauta, nas próximas semanas, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), o Projeto de Lei referente a Política Estadual de Direitos das Populações Atingidas (PEAB), uma das lutas históricas do MAB Maranhão.

O deputado também se comprometeu a viabilizar a destinação de uma Emenda Parlamentar para apoiar as atividades de formação e de mobilização do Movimento nos diversos munícipios, como Caxias, Timon, São Francisco, Matões e Parnarama e São Luís.

Na avaliação do MAB, as reuniões cumpriram o papel de retomar a negociação em torno da pauta dos atingidos e atingidas no Maranhão, além da garantia de conquistas concretas e importantíssimas para as famílias atingidas, beneficiando de forma direta dezenas de famílias, além de servir como incentivo para avançar a organização produtiva vinculada à organização da base social no MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/02/2021 por ANAB, CASEC, MAM, Movimento dos Atingidos por Barragens, PSOL, PT

Prejudicados por acordo bilionário, atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho acionam STF

Com o apoio de ANAB, CASEC, PSOL e PT, ação reivindica escuta e reparação integral dos danos na bacia do rio Paraopeba

| Publicado 23/01/2021 por Claudia Rocha / Comunicação MAB

Em coletiva internacional, MAB reafirma denúncia de acordo injusto entre Vale e governo de MG sobre Brumadinho

Entrevista virtual contou com a participação de jornalistas do Brasil e de mais 15 países; MAB se posicionou contrário ao modelo de acordo entre Vale e governo Zema na Justiça, que deixou de fora os atingidos

| Publicado 11/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

MAB lança campanha em homenagem aos 30 anos do movimento

Atingidos de todo o país participam de atividades que celebram três décadas de uma história marcada por lutas, conquistas, união e força