NOTA | MAB repudia decreto de privatização do saneamento no RJ

Se o projeto de concessão fosse algo legítimo, deveria ter sido feito com participação popular

Ao apagar das luzes de 2020, a população do Rio de Janeiro foi surpreendida por mais um duro golpe. O governo do estado publicou o Decreto n° 47.422 que autoriza a privatização dos serviços de saneamento básico nos municípios do estado, por meio de concessão de 35 anos a empresas privadas, podendo até mesmo ser estrangeiras.

Este decreto do governador Claudio Castro tem como objetivo efetivar o projeto de concessão preparado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que pretende entregar a água dos municípios para empresas privadas, além de deixar zonas rurais e periféricas das cidades sem saneamento garantido e trazer à tona novamente projetos fraudulentos de barragens como os projetos dos rios Guapiaçu e Tanguá, no Leste Metropolitano.

Nós, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, repudiamos a covarde atitude do governador em exercício Claudio Castro, que, em plena crise sanitária e feriados festivos, não ouviu a sociedade fluminense, nem sequer passou a decisão pela casa legislativa estadual, a ALERJ.

Se este projeto de concessão fosse algo legítimo e que visasse garantir os serviços para o povo, deveria ter sido feito às claras, promovendo a participação popular para discutir os problemas e as verdadeiras soluções para o saneamento de todo povo fluminense.

Manifestamos aqui nossa total contrariedade a essa atitude cruel e desonesta do governo do estado e convocamos todo o povo fluminense, que já passa por um momento muito difícil com a pandemia, alagamentos e falta de água há quase dois meses, a se somar na mobilização e luta pela água e saneamento como direito humano fundamental, irrevogável e inegociável.

Águas para vida, não para morte!
Água e energia não são mercadorias!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio de Janeiro

Privatização do saneamento avança no Rio de Janeiro; confira a análise do MAB

Estudo do Movimento dos Atingidos por Barragens mostra o cenário da entrega da água para grandes empresas privadas

| Publicado 15/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio de Janeiro

Acordo entre governo federal e estadual quer privatizar CEDAE (RJ); MAB é contra

Frente a esse movimento do capital e dos governos entreguistas, o MAB manifesta sua posição contrária à venda da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e entrega das nossas águas a empresas privadas