Retrospectiva | Relembre aprovações do Congresso em 2020 sobre barragens e saneamento

Neste ano, legislação coloca regras mais rígidas às mineradoras, por outro lado, as portas da privatização do setor de saneamento foram abertas

Legislação que trata sobre segurança de barragens é sancionada com novas regras a mineradoras

A Lei nº 14066/2020 que trata sobre segurança de barragens no Brasil foi sancionada em setembro deste ano. O debate, que já estava presente no Congresso Nacional, ficou ainda mais quente a partir do crime em Brumadinho, em janeiro de 2019.

A legislação teve dois vetos: o primeiro sobre a conversão das multas para a melhoria dos órgãos de fiscalização, alegando que isso é contrário à organização orçamentária do Estado; e o segundo, com relação às garantias financeiras como seguro ou caução no caso das barragens de água, já que isso poderia inviabilizar essas barragens, que são fundamentais para o abastecimento.

O texto do novo marco proíbe a construção de barragens a montante pela gravidade do risco que expõe as populações, que são exatamente o modelo das barragens em Mariana e Brumadinho que romperam.

As mineradoras terão até 25 de fevereiro de 2022 para acabar com a utilização desse tipo de barragem.

Desde 2015, o MAB promove uma incidência pública para o avanço dos marcos de proteção à segurança das populações atingidas, além da pauta histórica em defesa da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

A obrigatoriedade de elaboração de Planos de Ação Emergencial (PAE) pelos responsáveis das barragens é outro importante avanço, ficando a cargo da população atingida lutar pelo acesso e ter domínio de sua execução.

Também, fica proibida a presença de população em Zonas de Auto Salvamento (ZAS), áreas onde não há possibilidade de salvamento em bairros muito próximos à barragem, hoje essa é a realidade de diversas comunidades. Agora, está previsto o direito de reassentamento.

Para o MAB “era uma vergonha o estado brasileiro permitir que as pessoas vivessem em áreas onde estavam condenadas a morrer em caso de rompimento”.

Marco regulatório do saneamento, na prática, privatiza setor e prejudica municípios mais pobres 

Marcelo Camargo / Agência Brasill
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sancionada por Jair Bolsonaro em julho deste ano, a Lei 14.026/2020 estabelece um novo marco regulatório para o saneamento básico do país, facilitando a privatização do setor.

Agora, empresas públicas não poderão ser contratadas diretamente, e deverão disputar uma licitação com empresas privadas.

A realidade de muitas cidades brasileira, principalmente as pequenas, mostra que o setor é deficitário em alguns munícipios e lucrativo em outros, e quem faz esse equilíbrio para que o acesso seja garantido por todos são as empresas públicas, o que não irá ocorrer agora com a forte entrada das empresas privadas.

Enquanto o setor privado comemorou a aprovação do novo marco, parlamentares e entidades alertaram que a legislação trará consequências diretas para a população e não irá resultar na prometida ampliação de acesso ao saneamento básico.

“Na prática, isso é o estabelecimento da água como uma propriedade privada. A água que não estiver sendo utilizada para produção de eletricidade poderá ser vendida no mercado livre pela própria empresa que detém a outorga, gerando um mercado de compra e venda de água em períodos de escassez e estiagem”, pondera Dalila Calisto, da Coordenação Nacional do MAB.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2018, 83% da população brasileira tem acesso a serviços de abastecimento de água e 53% usam serviços de esgotamento sanitário.

Empresário ligado a setor de bebidas (Solar – Coca-Cola) que utiliza grandes quantidades de água no processo de produção, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator do projeto no Senado, multiplicou seu patrimônio em aproximadamente 11 mil por cento, entre 1985 e 2014, passando de um patrimônio de R$ 5 milhões para R$ 533 milhões, de acordo com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação à reportagem do Brasil de Fato.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Atingidas na Amazônia denunciam ameaças para relatora da ONU

Mary Lawlor, relatora da Organização das Nações Unidas, ouviu defensoras dos direitos humanos militantes do MAB que estão ameaçadas por grandes empreendimentos na Amazônia

| Publicado 11/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

MAB lança campanha em homenagem aos 30 anos do movimento

Atingidos de todo o país participam de atividades que celebram três décadas de uma história marcada por lutas, conquistas, união e força

| Publicado 28/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB e Fiocruz celebram cooperação entre organizações em ato durante seminário no Rio de Janeiro

Evento realizado na Escola Politécnica Joaquim Venâncio / Fiocruz reuniu pesquisadores e atingidos do MAB durante os dias 26 e 27 de abril para debater a saúde coletiva dos atingidos