Atingidos continuam em luta contra acordo entre Vale e Governo do Estado de Minas Gerais

Defensores públicos do Estado e da União defenderam a participação dos atingidos no acordo e em reunião com desembargador do TJMG, MAB afirmou que caso o acordo seja homologado da forma que vem sendo negociado, o Tribunal de Justiça será conivente a outros crimes da Vale

Cerca de mil atingidos estiveram em luta na porta do TJMG, durante audiência do dia 9. Foto: Nádia Nicolau/ Mídia Ninja

Aconteceu nesta terça-feira (15) uma reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que acompanha os desdobramentos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Com a participação dos atingidos e atingidas da bacia, a reunião contou também com representantes das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) – AEDAS, NACAB e Instituto Guaicuy. Os atingidos e as ATIs propuseram uma série de encaminhamentos que foram registrados pelo Dr. Carlos André, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Como tema central, a reunião tratou da reparação integral dos atingidas pelo crime, ressaltando a possibilidade de acordo entre a Vale, o Governo de Minas e as Instituições de Justiça (IJS). O acordo segue em negociação, sem a participação dos atingidos, e não condiz com o que foi estipulado como premissas para a reparação de danos, desde o rompimento.  

O atingido Thomas Nedson, representante da Comissão da Colônia de Santa Izabel, de Citrolândia, em Betim, se somou às críticas ao processo de discussão do possível acordo e afirmou que “se houvesse justiça em Mariana, não haveria rompimento em Brumadinho. Exigimos um espaço de participação efetiva dos atingidos, de Brumadinho até Três Marias”, reivindicou. 

Para o Defensor Público Estadual de Minas Gerais, Antônio Lopes, o problema não é o acordo, mas sim a forma como ele está sendo feito. “Entendo que o acordo pode ser benéfico, deve ser o mais pensado, prudente e participativo possível. É necessário criar maior mecanismo de participação popular.”, destacou o defensor. 

O Defensor Público da União, Gabriel Saad, defendeu que “é fundamental que o processo de mediação conte com a participação das pessoas. Não é possível manter o acordo sob confidencialidade. As pretensões do Estado podem ser apuradas sobre seus prejuízos, os danos sofridos pela população não podem sem participação, sem a quantificação e qualificação dos danos”, afirmou.  

Manifesto dos Atingidos

Na quarta-feira (16) foi realizada uma reunião com o desembargador Newton Teixeira Carvalho, 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que contou com a presença de Joceli Andrioli, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e representantes das três Assessorias Técnicas Independentes – AEDAS, NACAB e Instituto Guaicuy. O desembargador é responsável pela mediação do acordo entre Governo de Minas Gerais, Instituições de Justiça e Vale. 

Durante a reunião, as organizações e instituições entregaram para Newton Teixeira o Manifesto dos Atingidos pelo crime da Vale na bacia do rio Paraopeba, que anexou ao processo judicial e decidiu que as partes, Vale e o Estado de Minas Gerais, precisarão manifestar-se em 24 horas sobre o documento. 

Joceli Andrioli afirmou que “a participação efetiva dos atingidos no processo é um direito e que deve ser garantido, além de termos valores justos a serem pagos pelos danos causados pela mineradora Vale. Caso esse acordo seja firmado teremos outro crime sem reparação aos atingidos”, durante a reunião.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reafirma que caso o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) seja conivente com um acordo feito a toque de caixa e com valores rebaixados como vem sendo negociado, estará sendo conivente com novos crimes da mineradora Vale. 

Pelo direito a participação

A partir das 13 horas de hoje (17), os atingidos pelo crime da Vale, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), voltam a porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na Avenida Afonso Pena, 1400, para protestar e reivindicar o direito a participação efetiva no acordo entre o Estado e a mineradora Vale. 

Esta é a quarta audiência de negociações que acontece a portas fechadas, sem a participação dos atingidos. Na última audiência, que aconteceu no dia 9 de dezembro, foram marcadas três reuniões entre Vale, governo de Minas e Instituições de Justiça. Como as negociações não avançaram haverá esta outra audiência para uma possível decisão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Processo judicial de reparação do crime da Vale em Brumadinho é transferido de instância, em novo golpe aos atingidos

Sem justificativa, processos sobre o acordão entre a mineradora Vale e o governo Zema mudam de instância judicial na justiça de Minas Gerais

| Publicado 02/02/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Com divulgação de desfecho na imprensa, MAB discorda do acordo sobre crime da Vale em Brumadinho

Estratégia de imprensa é utilizada para “apresentar” o acordo global de Brumadinho; Vale será a maior beneficiada e seguirá impune de mais um crime

| Publicado 03/02/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Acordo sem participação dos atingidos beneficia mineradora Vale, responsável pelo crime em Brumadinho

Audiência está marcada para amanhã (4), a partir das 9h, no TJMG. Atingidos estarão na porta do Tribunal, em ato simbólico, contra o Acordão nos moldes que está sendo fechado