NOTA | IBAMA atropela estudos e desrespeita consulta prévia em RO

Em nota movimento denuncia decisão do orgão de realizar audiência publica virtual e atropelos nos estudos de impacto ambiental do projeto

Embora o estado de Rondônia e o país esteja nesse momento vivendo um aumento nos casos de Covid-19, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), marcou para o próximo dia 11 de dezembro a audiência publica para consulta a cerca da UHE Tabajara em Machadinho do Oeste, Rondônia.

Em agosto o próprio IBAMA havia se comprometido a não realizar nenhum tipo de audiência publica na pandemia, agora, com pouco mais de 2 semanas de antecedência marca a audiência, sem dar ampla divulgação e desconsiderando a falta de condições das populações ameaçadas em acesso a internet, entre elas comunidades ribeirinhas e povos indígenas. O que demostra total desrespeito do órgão quanto a consulta prévia, livre e informada.

Além disso o órgão desconsiderou os estudos complementares sugeridos pelo MPF e MPE, não atendendo as recomendações e ignorando inúmeros aspectos ambientais e sociais nos estudos. Para o MAB, enquanto durar a pandemia, não pode haver qualquer tipo de consulta pública, seja de forma virtual ou presencial, para evitar que vidas sejam colocadas em risco e o direito a uma informação tão valiosa sobre o futuro e a vida das comunidades ameaçadas seja prejudicado.

Movimento dos Atingidos por Barragens Rondônia

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 09/12/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rondônia

Câmara dos Vereadores de Porto Velho atropela discussão do Plano Diretor; leia a nota

Entidades e associações repudiam atropelo da Câmara de Vereadores no processo de discussão do projeto de lei complementar nº 1139/2020, que dispõe sobre o Plano Diretor do município de Porto Velho.

| Publicado 06/11/2020

Apagão no Amapá: somos todos atingidos

O MAB denuncia o descaso das autoridades e das empresas de energia em meio ao apagão no Amapá.

| Publicado 01/10/2020

Solidariedade às famílias do acampamento Terra Cabana (PA)

As famílias do acampamento Terra Cabana, organizado pelo MST, estão ameaçadas de despejo.