“Serão eleições competitivas”, afirma o professor Igor Fuser sobre pleito da Assembleia Nacional na Venezuela

Para o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC Igor Fuser, a nova composição da Assembleia Nacional na Venezuela deixa para trás o passado confuso protagonizado pelo opositor Guaidó e abre possibilidade de novas negociações para abrandamento do bloqueio internacional

Neste domingo (6), a Venezuela irá realizar eleição para nova composição da Assembleia Nacional, que é uma casa com funcionamento semelhante ao Congresso Nacional brasileiro.

Serão eleitos 277 deputados, dos mais de 14 mil candidatos inscritos, sendo 52% escolhidos por esquema de listas enviadas pelos partidos, e 48% por voto nominal. 

As eleições no país vizinho não são obrigatórias. Com a pandemia do coronavírus, é possível que parte da população venezuelana faça a opção de ficar em casa e se abster da votação para evitar exposição ao risco de contágio. Mesmo assim, a expectativa é de que o número de eleitores ultrapasse os cinco milhões, segundo informações das agências internacionais de notícias.

A última legislatura da Assembleia Nacional foi de maioria opositora, de direita. Representantes dos quatro maiores partidos de oposição presidiram o parlamento e utilizaram o espaço, em alinhamento com os Estados Unidos, para promover ainda mais sanções econômicas contra o país, com o objetivo de tentar desestabilizar o governo de Nicolás Maduro.

Em entrevista ao Movimento dos Atingidos por Barragens, o professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC) Igor Fuser ponderou os elementos que compõe hoje o cenário político venezuelano como o bloqueio enconômico

Para Fuser, esta eleição é segura e não há sombras de possibilidade de que ocorra algum tipo de fraude, já que o sistema eleitoral venezuelano é bastante seguro (com dupla votação em urna eletrônica e cédula de papel) , e o próprio governo de Nicolás Maduro convocou diversas organizações internacionais, inclusive oposicionistas, para fiscalizarem o processo eleitoral, como é o caso da OEA (Organização dos Estados Americanos) que não reconhece a democracia do país.

A renovação da Assembleia Nacional venezuelana pode ser uma nova possibilidade de diálogo com setores internacionais que romperam relações com o país e promovem o bloqueio econômico que deixa a população desabastecida de vários tipos de insumos, como no caso mais grave, a falta de remédios, na opinião do professor.

Além disso, a eleição do democrata Joe Biden terá um peso importante para iniciar a alteração deste quadro, já que Biden sinalizou que, apesar de não legitimar o governo de Maduro, é contrário a métodos violentos de sanções contra o país. “Temos uma pequena luz ao final do túnel”, diz o Fuser.

Atualmente, a Assembleia Nacional possui 167 deputados; o governo venezuelano aumentou o número de cadeiras para este pleito para 277, o que é denunciado como fraude pela oposição, alegando que o país está em crise e que a medida é uma espécie de manobra para ampliar o chavismo na casa. O governo, por meio do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), rebate as críticas ponderando a necessidade da mudança.

Em agosto, um conjunto de partidos da oposição havia ameaçado um forte boicote às eleições, porém, quem, de fato, permaneceu apostando contra, e ficará de fora do jogo neste domingo (6) será a extrema direita que convocou a população a participar de um plebiscito para o reconhecimento da eleição.

“A partir deste domingo, com a eleição, não haverá mais pretexto para o bloqueio, e essa figura do Guaidó vai ficar sem base nenhuma de sustentação porque nem mesmo o título de delegado mais ele terá, já que preferiu nem se candidatar”, prevê Igor Fuser.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

“Se a Venezuela não tivesse esse nível de organização, a realidade seria catastrófica”, afirma ministra das Comunas sobre enfrentamento ao coronavírus

Em entrevista ao MAB, Blanca Eekhout conta como o país enfrenta a pandemia com índices baixos de contaminação e mortes pela Covid-19

| Publicado 10/10/2020 por Brasil de Fato

Jornada anti-imperialista: manifestações denunciam aliança de Trump e Bolsonaro

Em mais de 15 cidades, movimentos populares denunciaram as consequências do avanço do imperialismo na América Latina e no mundo

| Publicado 10/11/2020 por Daniel Giovanaz / Brasil de Fato

Biden e a Amazônia: manutenção da agenda de Salles ou nova forma de intervenção?

Bolsonaro ainda não saudou o novo presidente dos EUA, mas deve fazê-lo “na hora certa”, segundo as palavras de Mourão