Via Campesina Brasil realiza 1ª Plenária LGBTI do Campo e lança cartilha de estudos

A plenária reunirá pessoas LGBTI do campo, do Brasil, numa discussão sobre a papel da diversidade sexual e de gênero na luta contra o patriarcado e o agro-hidro-minério-negócio

No próximo sábado (5), às 15h, o recém criado Coletivo LGTBI da Via Campesina realiza a Plenária Virtual das LGBTI da Via Campesina Brasil. Com o objetivo de discutir temas centrais como a luta contra a violência, o patriarcado e o agro-hidro-minério-negócio, a Plenária reúne pessoas LGBTI do campo que integram diversos movimentos e organizações populares da Via.

Na Plenária também será lançada a primeira cartilha da Via Campesina Brasil que aborda o tema da diversidade sexual no campo.

Intitulada “Diversidade Sexual e de Gênero na Via Campesina: Rompendo o silêncio sobre a existência das LGBTI no campo”, a publicação reúne textos que apresentam um diagnóstico da luta LGBTQI+ no Brasil e no mundo, além de reflexões sobre a sexualidade camponesa com base na luta política construída pelos movimentos que constituem a Via Campesina.

Com dados sistematizados da violência contra a população LGBTQI+, poesia, música e tendo como referências autores que dialogam com a materialidade das lutas populares e dimensões importantes da classe trabalhadora, como a raça, classe e gênero, a Cartilha se apresenta como um instrumento importante para massificar as discussões em torno da diversidade sexual e de gênero. 

A Via Campesina é hoje a maior articulação de trabalhadores do mundo, com atuação em 70 países de todos os continentes. Dessa forma, as populações do campo buscam construir a solidariedade internacional, a partir das lutas e articulações de base.

No Brasil, os principais movimentos e organizações de luta camponesas compõem a Via, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/07/2021 por Wesley Lima

Em Seminário, Via Campesina-Brasil irá discutir diversidade sexual

Evento terá participação de pessoas LGBTI do campo, das águas e das florestas. A programação inclui a discussão de temas como a conjuntura política e os desafios do período de pandemia

| Publicado 04/08/2021 por Lunamar Cristina e Wesley Lima do MST

Território e resistência: Os desafios da luta LGBTI do campo, das águas e das florestas

Último dia do Seminário LGBTI da Via Campesina aponta desafios e perspectivas

| Publicado 03/11/2022 por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Via Campesina realiza II Seminário Diversidade Sexual e Identidade de Gênero

Evento acontece até o próximo domingo, 6, na Escola Nacional Florestan Fernandes, na capital paulista, reunindo participantes de sete países