Em Sinop (MT), MAB promove atividade cultural com debate sobre impactos no rio Teles Pires

Atingidos debateram, em atividade cultural, danos causados a partir do complexo hidrelétrico Teles Pires

Com destaque para realizações artísticas, o evento “Amazônia em debate – Teles Pires, o rio mais impactado da Amazônia” ocorreu no espaço Xingu no município de Sinop, no Mato Grosso, no último domingo (22).

Comunicação MAB / MT

A atividade é parte de um processo que tem por finalidade ampliar os canais de denúncias dos crimes ambientais e violações de direitos humanos cometidas pelos empreendedores das hidrelétricas no Teles Pires.

O debate em torno da UHE Sinop ficou em evidência no evento, que foi realizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens em parceria com o coletivo Proteja Amazônia, Fórum Teles Pires e Comissão Pastoral da Terra.

Um dos objetivos do espaço foi fortalecer o processo de responsabilização desses empreendedores pelos crimes cometidos. A arte foi uma das principais linguagens usadas na atividade. Foram expostas 40 fotografias em tamanho A3, que compõe o acervo histórico do MAB no estado.

O grafiteiro Jessé, após uma visita na comunidade atingida, produziu três painéis sobre o tema (dois moveis e um fixo). Houve também a produção de um vídeo para circular nas redes sociais sobre o processo histórico das violações, crimes ambientais e luta dos atingidos.

Comunicação MAB / MT

Após uma marcante mística que abordou dados e elementos sobre desmatamento, queimadas, agronegócio e hidronegócio na floresta amazônica e os efeitos sobre seus povos, foi exibido o filme ‘O Complexo’.

Esse curta é uma produção do Fórum Teles Pires de 2018, que traz uma reflexão sobre os impactos socioambientais a partir dos empreendimentos hidrelétricos construídos no baixo e médio Teles Pires. 

Em seguida foi aberto para o debate, onde diversas pessoas puderam fazer uso da fala para expor e debater sobre os impactos sinérgicos do agro e hidronegócio na região.

Daniel, agricultor da Gleba Mercedes V, relatou sua vivência enquanto atingido desde o início do processo quando a usina hidrelétrica de Sinop começou a ser instalada, “foi um longo processo de reuniões e lutas para fazer valer os direitos”, afirma o atingido.

Comunicação MAB /MT

O depoimento de Daniel demonstrou que a organização popular para a luta contra as diversas violações de direitos dos atingidos se faz de extrema importância e dá frutos.

Professores de algumas instituições de ensino e outros atores importantes do cenário político como a vereadora eleita Professora Gracielle também usaram a palavra para debater sobre a importância desses órgãos na defesa das famílias atingidas e na fiscalização e combate aos crimes ambientais desses empreendimentos.

Assista:

O COMPLEXO – Documentário
Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/12/2020 por LUNA GÁMEZ

Hidrelétrica em Mato Grosso funciona ignorando irregularidades ambientais e sociais

A Usina Hidrelétrica de Sinop, no Rio Teles Pires, já está em funcionamento há mais de um ano. Até agora, no entanto, a população atingida não foi devidamente reparada pelos impactos ambientais e sociais

| Publicado 03/12/2020 por Proteja Amazônia

Teles Pires: Audiência inédita vai escutar povos indígenas atingidos por hidrelétrica, em MT

Ação Civil Pública movida, há mais de seis anos, pelo Ministério Público Federal motivou a realização da audiência, que além dos indígenas dos povos Apiaká, Kayabi e Munduruku, conta com a presença de representantes da Companhia Hidrelétrica Teles Pires

| Publicado 11/09/2020 por Juliana Pesqueira do Projeta Amazônia

No MT, Sinop Energia dificulta acesso aos direitos dos atingidos pela barragem

O consórcio empresarial de Sinop não reconhece o valor das indenizações definidas em perícia judicial e os atingidos revelam dificuldades para restabelecer suas vidas