No Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, conheça algumas formas de opressão que devem ser superadas

Hoje, dia 25 de novembro, é um dia para gritarmos BASTA de violência contra as mulheres!

O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher é um chamado a nós mulheres a nossa unidade, a nos posicionarmos claras e firmes quando a violência se manifesta protegendo umas às outras.

É preciso construir nossa força para parar a violência no seu ato. Milhares de mulheres morrem todos os dias no mundo vítimas da violência, do feminicídio.

É importante também lembrar da violência da morte cotidiana, na falta da divisão sexual do trabalho, quando nos cortam a palavra, nos deslegitimam a fala, nos tornam suas secretarias, estão matando diariamente a nós como sujeitas políticas da história.

É um convite aos camaradas para que pensem que transformar a sociedade é também transformar a si, em seu machismo cotidiano.

Algumas reflexões, desvios cotidianos que nossa sociedade produz e reproduz, e devemos tomar consciência e revolucionar em nossas práticas, construindo em nossos espaços reais espaços de libertação:

  • “Homens que interrompem” (manterrupting) é quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela conclua sua frase. Comportamento muito comum em reuniões, palestras, debates, a mulher não consegue concluir sua frase por ser constantemente interrompida por homens. É muito comum interromper as falas e questionar as companheiras como loucas, histéricas, mentirosas. (Camarada pega seu caderninho anota o que vc quer falar, se inscreve e depois coloca. Vamos ser disciplinados em nosso método).
  • “Homens que explicam” (mansplaining) quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. Também começar com frases: “ eu acho que ela que dizer isso”; “para complementar”, soam muito mal. Não vamos subestimar a capacidade de análise política e expressão de nossas companheiras.
  • Apropriação (Bropriating) quando um homem se apropria da mesma ideia já expressa por uma mulher, levando os créditos por ela. Acontece quando ele repete exatamente o que a mulher disse, tomando os créditos dela, porque ele tem a autoridade de fala masculina. Ou quando uma mulher escreve um texto que é assinado por um homem, ou quando um camarada apresenta um trabalho que foi realizado por uma mulher como se fosse seu. Quando uma companheira faz uma análise e ele apresenta em outra reunião como se fosse sua. (Vale lembrar que a história não reconhece o papel histórico das mulheres, nós precisamos dar os créditos as nossas companheiras e colocá-las na história de que são excluídas).
  • “A luz do candeeiro a gás” (Gaslighting) é um tipo de abuso psicológico que leva a mulher a achar que enlouqueceu ou está equivocada sobre um assunto, sendo que está originalmente certa. É uma forma de fazer com que as mulheres se mantenham descrentes de si.

É com carinho e afeto que é feito o convite à reflexão sobre nossas práticas cotidianas em tempos pandêmicos, se nesse momento não pensarmos em como dividimos o trabalho em nossa organização, em como estamos sobrecarregando nossas mulheres, em como estamos invisibilizando seu trabalho, em como não estamos ocupando de maneira igual a representação política, a cada dia perderemos uma companheira desestimulada e cansada de tanta violência pelo modelo patriarcal.

Vamos a luta, nos reinventar e reconstruir a história.

Sem feminismo, não há socialismo!

Ou a Revolução será feminista, ou ela não existirá!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/11/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Dois meses sem Débora!

Assassinada por seu marido, Débora Moraes é lembrada por sua incansável luta junto a atingidos por barragem de Porto Alegre

| Publicado 16/03/2020

Artigo: ser mulher atingida é obrigatoriedade de reinventar-se cotidianamente

Como dizer o que não encontra palavras? Nos carece no mais alto dicionário uma descrição precisa das imagens de 5 de novembro de 2015. E para os que tiveram olhos atentos, ver a história se repetir em tragédia no dia 25 de janeiro de 2019. Os rompimentos são a interrupção de dezenas de vidas que viraram centenas e serão milhares.

| Publicado 01/11/2020 por Claudia Rocha / Comunicação MAB

Mulheres denunciam violações cinco anos após rompimento da barragem de Fundão em ato virtual

Perda de emprego e renda, destruição do ambiente de lazer, aumento do adoecimento e violência são alguns pontos levantados pelas atingidas