Indígenas atingidos pelo crime da Samarco bloqueiam trilhos do trem da Vale no Espírito Santo

Desde a última terça-feira (27) indígenas tupiniquins das aldeias de Comboios e Córrego do Ouro ocupam a ferrovia da Vale

Ao contrário do que a propaganda da Renova na TV mostra, 5 anos após o crime da Samarco no Rio Doce muito pouco foi feito. Até mesmo as populações indígenas – resguardada por legislação própria e órgãos específicos de acompanhamento do Estado – tem dificuldades em ter seus direitos reconhecidos. 

Um pedido simples, como o desmembramento de núcleos familiares das aldeias tupiniquins de comboios e córrego do ouro, levou os indígenas a ocupar os trilhos do trem na noite de terça-feira (27).

Ontem, dia 29 de outubro, houve uma reunião com a equipe da Renova, a Vale – responsável pela ferrovia – e as Instituições de Justiça (MPF, Defensoria Pública). Na ocasião a Renova negou o direito àqueles jovens indígenas atingidos que constituíram família, ou simplesmente saíram da casa dos pais, a ter um cadastro próprio na Fundação. A negativa não só viola a centralidade da vítima no processo de reparação, como essa decisão viola frontalmente a auto organização indígena, forçando as aldeias a se enquadrarem nos critérios da Renova, e não vice versa.

“Se tivesse realmente dispostos ao diálogo a coisa seria diferente. Eles dizem que querem conversar, mas se respeitassem mesmo os territórios indígenas e os direitos das nossas comunidades e a nossa autonomia, nós não teríamos feito a ocupação. Eles perguntam porque fazer a ocupação da ferrovia, que não precisa disso. Claro se a coisa não tá avançando a gente avança então nós tem que procurar avançar na empresa que é a Vale correto?”

Afirma um dos cacique das aldeias envolvidas na ação sobre a dificuldade de fazer a Fundação Renova ouvir a voz das comunidades.

MAB apoia manifestação das comunidades indígenas atingidas. Foto: Comunicação MAB ES

A pesca na região litorânea continua proibida e estudos como o “Estudo do Componente Indígena” feito pela empresa Polifônica – contratada pela própria Renova, indicam a contaminação do ecossistema na região. Vale lembrar que a bacia do rio Riacho é ligada diretamente ao rio Doce através do canal Caboclo Bernardo, que leva para a fábrica da Suzano água do rio doce junto aos rejeitos do rompimento da barragem. Apesar de ter custeado o estudo hoje, a Renova se recusa a aceitá-lo como fonte de dados para a negociação dos termos da reparação nas Aldeias. 

A mesma estratégia foi executada com a Rede Rio Doce Mar, ligada à UFES e também contratada da Renova, que suspendeu os recursos à rede na medida em que começaram a surgir dados que iam no sentido contrário do que as mineradoras anunciam nestes 5 anos: a contaminação perdura e é crônica. Se espalhou pelos ambientes dulcícolas, estuarinos e marítimos, e pode comprometer a cadeia trófica da qual nós, seres humanos, ocupamos o topo.

Trator foi colocado sob o trilho da Vale. Foto: Comunicação MAB ES

A situação segue delicada pois há uma ordem de desocupação do trilho emitida pela Justiça do Espírito Santo em favor da Vale. A despeito de estarem na própria aldeia, há o risco de uma desocupação violenta. A situação é acompanhada pela Procuradoria Especial dos Povos Indígenas, subordinada à AGU, Funai, MPF e Defensoria Pública do Espírito Santo.

O Movimento dos Atingidos por Barragens se solidariza com as aldeias de Comboios e Córrego do Ouro na sua luta justa contra a Renova.

Vale com a injustiça na mão, 5 anos sem reparação!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/10/2020

MAB retorna às comunidades no Espírito Santo com campanha de solidariedade

As campanhas de solidariedade contam com a distribuição de cestas de alimentos e de orientações sobre os próximos processos na bacia, nesses 5 anos do crime

| Publicado 04/07/2020 por João Paulo / Coletivo de Comunicação MAB

Em meio a pandemia, Vale anuncia corte de auxílio dos atingidos no rio Doce

Em carta aos beneficiados, Fundação Renova alega que a manutenção do pagamento “não se justifica”; atingidos do Espírito Santo estão revoltados com a medida da empresa

| Publicado 16/03/2022 por Coletivo de Comunicação MAB ES

Representantes do MAB participam de reunião no CNJ para tratar de repactuação do Rio Doce

Encontro integra a programação da Jornada de Lutas do 14 de março e tratou do acordo de repactuação em relação à reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, que tem sido discutido sem a participação dos atingidos