Artigo | O Caso Samarco – a violência colonial que insiste em permanecer

Deborah Duprat é Subprocuradora-Geral da República aposentada, com grande atuação no defesa dos direitos humanos e minorias dentro do Ministério Público Federal. Realizou duas gestões na Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos tendo grande atuação junto as comunidades atingidas por barragens

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Toda a história da América Latina poderia ser escrita a partir de distintas formas de violência que a assolam desde a sua origem: o episódio da conquista e seus efeitos devastadores sobre as populações indígenas; a escravidão; a violência da exploração extrativista sem limites; a violência epistemológica da alfabetização, que impõe a língua dos dominantes e seus valores como universais; a violência da formação do Estado nacional, em que a homogeneidade por ele pressuposta vai ser expressão do poder colonial. A essas formas de violência histórica e fundacional agregam-se aquelas que derivam da violência de classe, de gênero, de orientação sexual e de tantas outras, de tal forma que é possível dizer que a violência sistêmica está na base da organização das sociedades latino-americanas.

A Constituição brasileira de 1988, na linha de um mesmo movimento que atravessou a região no sentido de sua democratização e descolonização, busca superar esse passado, com muita ênfase na luta contra a desigualdade, contra a marginalidade das culturas não dominantes e contra a destruição da natureza.

Está implícito, nesses documentos, que o esquecimento, a negação, a desterritorialização, o desconhecimento ou desaparecimento de muitos “outros” funcionaram como recurso para a legitimação de políticas, hábitos e regimes de exploração e controle coletivo.

A Constituição de 1988 traz para a centralidade do direito os setores historicamente marginalizados, cujas epistemologias elaboraram os temas da morte, da escassez, do território, da natureza e do poder através de modelos alternativos aos princípios dominantes.

O seu artigo 216 vai reconhecer expressamente a diversidade, no seio da sociedade nacional, dos “modos de criar, fazer e viver” e das “formas de expressão”. E no artigo 3o, que conforma e dá unidade ao seu texto, há uma ideia genuinamente utópica de uma sociedade “livre, justa e solidária”, que se propõe a “erradicar a pobreza e a marginalização”, bem como a reduzir todas as desigualdades. É uma sociedade voltada, no seu conjunto, a “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Vários dispositivos, tratando dos mais diferentes temas, vão reforçar essa ideia regulativa. Veja-se, por exemplo, o artigo 170: “a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: VI – defesa do meio ambiente […] e VII – redução das desigualdades regionais e sociais”.

Diante de propósitos tão explícitos, essa transformação radical, capaz de fazer do mundo um lugar mais justo, mais atento à natureza e à diversidade, deve contar com todos os atores políticos e sociais, neles incluídos os três Poderes, os entes subnacionais, a sociedade civil em sua diversidade e o mercado.

O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, que completa cinco anos no próximo dia 5 de novembro, revela, no entanto, como o Estado, a empresa proprietária, Samarco Mineração S/A, e suas controladoras, Vale e BHP Billiton, as duas maiores mineradoras do mundo na produção de minério de ferro, estão na contramão da Constituição.

Convém lembrar que, com o rompimento, foram derramados 48,3 milhões de metros cúbicos de lama, atingindo os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, contaminando 100% do Rio Doce, boa parte do litoral capixaba, e outros rios e córregos, em um trajeto que compreende 43 municípios, com 19 pessoas mortas. Mas, passados 5 anos, não houve reparação, muito menos uma relação ética com os atingidos.

Seis meses após o desastre, a União, os dois Estados mencionados e a empresa Samarco firmaram um acordo estipulando a criação de um fundo de R$ 20 bilhões para a recuperação da Bacia do Rio Doce. Esse valor não foi precedido de estudo ambiental e, muito menos, de avaliação do impacto sobre pessoas e grupos¹, alguns destes cuja cosmologia está fortemente associada ao Rio Doce, que, se morto, deixa de irradiar o seu sentido e significado².

Tampouco o Judiciário procurou dar centralidade à dor dos atingidos, em sua diversidade. Até hoje não estão implementadas as assessorias técnicas independentes, que lhes permitiriam, de forma organizada, explicitar o inaceitável, desnaturalizar o familiar e converter o anômalo em matéria visível. O silenciamento dessas vozes e a adesão praticamente incondicional às postulações das empresas é a incompreensão do fenômeno do colonialismo e dos desafios postos pela Constituição de 1988.

Por outro lado, uma reparação que não tenha em conta a trama das relações coletivas de toda ordem, familiares, escolares, laborais, de vizinhança, de compadrio, é incompleta. Também não se reduz a um valor monetário, pois há formas de vida que postulam o valor da improdutividade, o comportamento lúdico, festivo, ou seja, múltiplas direções que constituem modos de resistência à mercantilização infinita do real.

Bourdieu³ lembra que o principal em um ato revolucionário, mais do que a mudança que possa efetuar nas estruturas concretas a que se dirige, é o impacto simbólico que pode gerar nos modos de conceber o político e na visibilização das hierarquias e privilégios que afetam o social.

O Estado brasileiro, nele incluído a sua forma fragmentada de poder, a Samarco, a Vale e a BHP Billiton ou não entenderam os vetores simbólicos da Constituição de 1988, ou seguem indiferentes à violência que produzem, tão parecida com aquela que inaugura oficialmente esse País.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/07/1787596-justica-suspende-acordo-bilionario-entre-samarco- governos-e-uniao.shtml


2 KRENAK, Ailton. “Ideias para adiar o fim do mundo”. Companhia das Letras. Formato digital


3 BOURDIEU, Pierre. “Reproduction interdite. La dimension symbolique de la domination économique”. Ètudes Rurales 113-0114 (janvier et juin 1989) 15-36

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/11/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Espírito Santo

“Renova, nós não estamos quites!”, afirmam atingidos

As empresas não ouvirem as vítimas no processo decisório da reparação é o atestado de incompetência do Estado brasileiro em fazer justiça quando grandes interesses atropelam pequenas comunidades

| Publicado 17/10/2020 por por Anna Carolina Galeb

ARTIGO | A tempestade do progresso: ainda vemos as ruínas?

Artigo de Anna Galeb, militante do MAB, sobre o território-catástrofe que se tornou Minas Gerais.

| Publicado 05/10/2020 por Coletivo de Comunicação MAB

MAB lança Jornada de lutas para denunciar 5 anos de injustiça com atingidos pelo crime em Mariana (MG)

Do dia 5 de outubro ao dia 5 de novembro, atingidos seguem programação de lutas da jornada “Vale com a injustiça nas mãos: 5 anos sem reparação na bacia do Rio Doce”