Com descaso governamental, estado do Mato Grosso arde em chamas

O estado, que possui três diferentes biomas, sofre com avanço do desmatamento e queimadas enquanto mentiras sobre responsabilização das populações locais são disseminadas

Incêndio no Pantanal/ Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O estado do Mato Grosso está em chamas, toda sua biodiversidade arde com o descaso governamental. Podemos medir a abundância e potência desta porção territorial com o fato de que o estado abrange os biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Além da pandemia da Covid-19, enfrentamos, no país, um aumento descomunal dos focos de incêndio nas regiões norte e centro-oeste. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Pantanal alcançou, neste ano, o maior número de queimadas desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) começou o monitoramento.

Estes diferentes biomas abrigam, além de toda fauna e flora, os povos tradicionais, originários e quilombolas, os quais possuem uma relação de dependência exclusiva deste meio para sobrevivência. A cultura e modo de vida destas populações têm uma relação íntima com a natureza, e assim, eles se são protagonistas na manutenção da vida e das florestas, mesmo sofrendo todas as terríveis consequências do desmatamento, dos ataques governamentais e do aumento das queimadas.

Na presidência deste país, temos alguém que negligencia e promove o descaso com relação a esta situação desesperadora, agindo escancaradamente como um verdadeiro genocida. A alta cúpula do governo se comporta como incentivadora das queimadas, do desmatamento e do avanço da fronteira agrícola, fomentando a morte dos nossos biomas, destruindo terras indígenas e exterminando a biodiversidade de um país conhecido como um dos mais biodiversos mundialmente. 

Com o desenrolar da política econômica e ambiental dos últimos dois presidentes da república se evidencia uma priorização da exportação de commodities e de uma destecnificação da produção. Assim, temos nas fronteiras de expansão da economia uma pressão maior ainda contra aqueles que possuem outros modos de vida.

A Amazônia é o maior exemplo disso, pois há décadas é massacrada pelo fogo e pelo trator esteira; a destruição do bioma está quase sempre ligada aos grandes empreendimentos de infraestrutura. A transamazônica, a BR-163, e as grandes barragens de Tucuruí, Jirau e Belo Monte são alguns exemplos de portas de entrada para expansão sem freios da produção de commodities agrícolas, como a soja, ou de mineração, como o ferro, alumínio e o garimpo de ouro.

O imaginário do estado de Mato Grosso está ligado ao papel de “celeiro do país” devido à alta produção de grãos para a exportação. A decisão de expandir as áreas de produção ao invés de tecnificar e industrializar é uma decisão política que serve aos interesses das grandes exportadoras e das multinacionais estrangeiras, que compram matéria prima barata para processamento nos países estrangeiros.

A forma mais barata para ‘abrir novas terras’ na agricultura é o fogo. O fogo não é natural, muito menos nessa escala que vemos agora no bioma amazônico. Porém, é uma prática comum e tão antiga que muitos acreditam ser característica dessa região. A época de queimadas coincide com o auge do período seco o que agrava ainda mais as proporções das queimadas e danos à saúde da população de forma geral.

 O que dizemos sobre a Amazônia se aplica também ao Cerrado, com a diferença que o Cerrado é muito menos protegido pela legislação ambiental. Vale lembrar que segundo a Embrapa o cerrado pode ser classificado em 11 tipos diferentes, tornando-se assim um dos biomas com maior diversidade do país (Amazônia e Mata Atlântica tem três e cinco tipos, respectivamente). 

 O Cerrado é outro bioma que sofre com o falso discurso das queimadas naturais. Nesse caso, elas até podem existir, porém em pequena escala e temporalmente muito distantes umas das outras. Não é a mesma situação que vemos acontecer todos os anos pela ação humana, quando grandes latifundiários do gado e da soja ateiam fogo, seja para renovar o pasto, seja para aumentar as áreas de lavoura ou pastagem.

Com o Pantanal não é diferente, a sanha dos produtores de grãos em suas vastas planícies e dos grandes pecuaristas em suas vastas pastagens e fontes de água promove queimadas há décadas na região, também com a desculpa de que o fogo faz parte da cultura pantaneira. Nada está mais distante da racionalidade do que esse saudosismo relacionado a destruição. Há muito tempo já se descobriu que essas práticas não são necessárias para a renovação das pastagens, nem da fertilidade do solo, pelo contrário o fogo elimina elementos químicos importantes como o enxofre, além é claro de destruir a matéria orgânica e a vida do solo (fungos, insetos e bactérias benéficas).

O que está por trás desses grandes incêndios não são ações naturais, nem tão pouco o aumento da produtividade do solo. A real causa desta tragédia, assim como ocorreu em Brumadinho e Mariana, é o projeto econômico e de sociedade em especial, mas não exclusivamente, deste governo. Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens somos contrários a esse modelo econômico de destruição da natureza e da vida. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/07/2020 por Brasil de Fato

MPF pede afastamento de Salles para impedir “consequências trágicas” ao meio ambiente

Em ação de improbidade administrava, ministro Ricardo Salles é acusado de agir para desmontar proteção ambiental

| Publicado 11/09/2020 por Juliana Pesqueira do Projeta Amazônia

No MT, Sinop Energia dificulta acesso aos direitos dos atingidos pela barragem

O consórcio empresarial de Sinop não reconhece o valor das indenizações definidas em perícia judicial e os atingidos revelam dificuldades para restabelecer suas vidas

| Publicado 08/09/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragebs - Mato Grosso

Queimadas e hidrelétrica: combinação letal no norte do MT

Ribeirinhos que vivem nas proximidades do Rio Teles sofrem efeitos do desmatamento ilegal: com prejuízos materiais, de saúde, além dos danos incalculáveis de verem o território arder em chamas